NBB - Briga no G4 pega fogo na 12ª rodada

Na liderança, Flamengo encara o vice-líder Uberlândia, neste sábado, às 17h, com transmissão do SporTV. Em terceiro, Pinheiros visita o Bauru, quarto

07/01/2012 - 04h26

O Flamengo chegou à liderança do NBB naquinta-feira (5), ao bater o Vivo/Franca e contar com a derrota do Pinheiros/SKY na rodada. Agora, a equipe rubro-negra já terá seu primeiro desafiante na briga pelo primeiro lugar. Atual vice-líder da competição, o Unitri/Universo vai ao Rio de Janeiro, neste sábado (7), buscando uma vitória para assumir a ponta.
O confronto direto pela liderança será realizado às 17h, no Ginásio do Tijuca, e o SporTV transmite ao vivo. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobrás, Caixa, Penalty e Netshoes.
Apesar de liderar o campeonato e vir de oito vitórias consecutivas, a maior sequência atual, o técnico do Flamengo, Gonzalo Garcia, pediu cautela aos seus comandados, já que este é um confronto que pode decidir uma posição ao final da fase de classificação.
"Essa liderança é apenas relativa. O torneio é muito equilibrado, com equipes muito fortes e com chances de serem campeãs. Acredito que a definição vai ficar para as cinco últimas rodadas. O jogo contra o Uberlândia será mais um jogo muito duro e precisamos garantir a vitória em casa", disse o treinador.
Uberlândia tem quatro vitórias seguidas e vem de uma vitória diante do Tijuca na última rodada. Os mineiros estão confiantes de que podem sair do Rio de Janeiro na liderança isolada do campeonato.
Para conseguir o resultado positivo, o time do Triângulo Mineiro terá a missão de parar o melhor ataque do NBB. Em dez jogos disputados, o Flamengo anotou 92,4 pontos por partida.
"Temos que impedi-los de fazer cestas fáceis. Eles têm boas armas ofensivas, mas vamos tentar diminuir a porcentagem de arremesso. Temos que forçar alguns erros e aproveitar os contra-ataques, imprimindo nosso rimo de velocidade", disse Gruber.
Na quarta posição na tabela, O Itabom/Bauru pode dar mais importante passo para se firmar no G4 do NBB. Neste sábado o time do interior paulista, enfrenta o Pinheiros/SKY, que está em terceiro. O palco da partida será o Ginásio da Luso, em Bauru, às 18h.
O time comandado pelo técnico Guerrinha entrou no grupo dos quatro primeiros após vencer o Paulistano/Unimed, em casa, na última rodada, e mantém o clima de "decisão" para o duelo contra o outro time da capital paulista.
"Estamos encarando cada jogo como se fosse playoffs. Todas as partidas, agora, são decisivas e vale um lugar entre os melhores", comentou o treinador.

Pelos playoffs
Logo após Flamengo e Uberlândia, quem entra em quadra é o Tijuca/Rio de Janeiro que, às 19h, enfrenta o Vivo/Franca, também com transmissão do SporTV. O confronto é um duelo direto na briga por uma lugar na zona de classificação para os playoffs. O Tijuca ocupa a 11ª colocação e o Franca é o 13º. 
"Temos que assumir uma postura serena e focada. Sabemos o que tem que ser feito e vamos fazer. Iremos marcar forte para vencer o jogo contra o Tijuca", disse o armador francano Helinho.
Outras três partidas serão realizadas às 18h. No Centreventos Cau Hansen, o Cia. do Terno/Romaço/Joinville busca a segunda vitória seguida diante do Araraqaura. No Ginásio Lineu de Moura, o embalado São José/Unimed/Vinac recebe o Winner/Limeira. Também no interior paulista, a Liga Sorocabana encara o Paulistano/Unimed.
Fechando a rodada, às 19h, o Vila Velha/Garoto/BMG joga contra o Minas Tênis Clube, no Tartarugão.