Juliana Damus quer mais segurança em bancos

Vereadora é autora da lei que instituiu obrigatoriedade da instalação de painéis opacos em frente aos caixas

07/01/2012 - 04h32

A vereadora Juliana Damus (PP) quer saber quantas agências bancárias estão cumprindo a lei municipal, proposta por ela em 18 de outubro de 2010, que obriga a colocação de painéis opacos em frente aos caixas como forma de aumentar a segurança dos clientes. 
Para isso, ela enviou requerimento à Prefeitura solicitando também informações sobre quais bancos estão cumprindo e quais não estão cumprindo a lei; quais foram as providências tomadas pelo Executivo para o cumprimento das normas; como está sendo feita a fiscalização; e, se existem entraves para a aplicação da lei.
De acordo com Juliana, “tenho informação de que muitas agências ainda não estão cumprindo a lei, que foi pensada para dar mais segurança, não apenas aos clientes, mas às próprias instituições bancárias”. Ela lembra que “a lei foi apoiada sem restrições pelos órgãos de segurança pública e por entidades representativas do comércio”.
Juliana salienta que o objetivo da lei “é impossibilitar a visualização na área de atendimento ao público quando das operações entre o caixa e o cliente” e que a ideia é coibir as ações criminosas conhecidas como ‘saidinha’. A vereadora justifica a cobrança argumentando que é dever do Executivo “dar fiel cumprimento às leis municipais”.