CTA investe em novos ônibus e amplia acessibilidade

07/01/2012 - 04h35

O ano de 2011 foi marcado pela retomada dos investimentos na renovação da frota. Em outu­bro, o prefeito Marcelo Bar­bieri entregou os dez ônibus novos, de última geração, que ampliaram a acessibilidade de pessoas com deficiência. No mes­mo mês, a CTA comemorou os 10 anos do serviço de trans­porte para pessoas com deficiência. Hoje, o serviço prestado abrange mais de 90% da cida­de, com o total de 400 passa­geiros por mês. Além da compra de mais ônibus, a oficina e a funila­ria da CTA trabalharam para recuperar 15 ônibus da frota durante todo o ano. O ano que se encerrou tam­bém foi marcado pela finali­zação da nova bilhetagem ele­trônica, iniciada no segundo semestre de 2010, que trouxe uma série de vantagens para os passageiros da CTA. Em 2011, a CTA realizou a instalação de 120 pontos de ônibus e a colocação de 31 coberturas e bancos. Diversas melhorias foram feitas na empresa e no Terminal Central de Integração pelo Setor de Bens e Serviços, com destaque para a constru­ção do vestiário feminino e do arquivo morto. Também foi destaque nesse ano que passou a campa­nha para incentivar o uso de fones de ouvido pelos passageiros, a fim de evitar o incômodo que a música alta provoca no interior dos ônibus. 
Linhas O setor de Plane­jamento criou a linha circular Vale do Sol/Shopping Jara­guá/Jd. das Laranjeiras, que interliga os bairros Paraíso, Igaçaba, Águas do Paiol, Re­sidencial Lupo, Vale do Sol e Acapulco, além do Shopping Jaraguá e da Unip. Em abril, as linhas Santana/ Pinheirinho e América/Iguate­mi foram alteradas para aten­der a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Xavier. Em junho, a CTA passou a atender o residencial Recanto Feliz, conjunto habitacional da terceira idade localizado na Vila Paulista, Também em junho, a linha Universal/Cecap foi alterada para atender os trabalhadores do V Distrito Industrial. Em novembro, a linha Améri­ca/Iguatemi passou a atender os moradores do Residencial dos Oitis, localizado no Jar­dim Iguatemi. 
Colaboradores Diversas iniciativas dos colaboradores marcaram 2011. O modelo 5S de gestão da qualidade come­çou a ser implantado com o objetivo de melhorar as con­dições de trabalho, a produ­tividade e a competitividade da empresa. Outra iniciativa foi o Gerenciamento Ambien­tal, que incorpora a ideia de prevenção da poluição gerada pela empresa e melhor quali­dade de vida. A ginástica labo­ral passou a ser oferecida aos colaboradores da empresa em três dias da semana. Oito represen­tantes da Cipa (Comissão Interna para a Prevenção de Acidentes de Trabalho), ges­tão 2011/2012, foram eleitos em uma votação que contou com a participação de 426 co­laboradores, 65% do total. Também foi realizada a, com a participação de 78 colaboradores de diversas áreas. Entre as realizações voltada para os colaboradores da empresa, destaque também para a Se­mana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho; o curso de habilitação de brigadistas de incêndio; e a atividade denomi­nada “Condutor de Transporte Coletivo Urbano - Principais Responsabilidades, Habilida­des e Atitudes”, ministrada pelo Sest/Senat aos motoristas.