Prefeitura constrói 12 novas unidades de saúde neste ano

Araraquara apresenta bons indicadores na área da Saúde. Na foto, a nova unidade do Jardim Biagioni

10/01/2012 - 04h04

A Prefeitura de Araraquara está trabalhando para a consolidação do atendimento de saúde pública de qualidade. Até o final de 2012, a cidade ganhará mais 12 novas unidades de saúde, contemplando as redes de Atenção Básica e também de Urgência e Emergência.
Estão em fase final as obras dos postos de saúde da família do Jardim Cruzeiro do Sul e a segunda etapa de Bueno de Andrada; e já foi concluída a licitação para a construção de mais cinco unidades nos bairros Jardim Paraíso, Adalberto Roxo, Alto de Pinheiros, Vila Xavier e Jardim Brasília. Também terão início as obras do novo prédio de saúde da família e de um centro de convivência no Jardim Marivan.
No setor de Urgência e Emergência, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, inaugurada em 2011, a Prefeitura está construindo outra UPA, esta de maior porte, na região central da cidade. Nos bairros Vale do Sol/Acapulco e Selmi Dei também será implantado atendimento 24h para a população. As obras das salas de estabilização já estão em andamento. 
Para completar, o prefeito Marcelo Barbieri entregará, no mês de março, a nova Maternidade Gota de Leite. O prédio onde já funcionava o hospital está sendo totalmente reformado e a Prefeitura já finalizou as obras da construção do prédio anexo com quatro pavimentos. 
A nova Gota de Leite propõe a humanização no atendimento a gestantes e bebês que, associada a modernos equipamentos, fará do projeto uma referência regional. A Maternidade também integrará a Rede Cegonha, programa do Governo Federal.
“A proposta atual do Governo Federal é trabalhar a saúde em rede, tendo como eixo principal a Atenção Básica. Para isso, estamos fortalecendo as ações nos postos de saúde, expandindo o atendimento com construção de novas unidades e ampliação das equipes, além de criar melhores condições de atendimento no setor de urgência e emergência”, afirma o prefeito Marcelo Barbieri. 

Rede Básica

O fortalecimento da rede de Atenção Básica segue o novo modelo de Saúde Pública definido pelo Ministério da Saúde, que prioriza a humanização do atendimento, acolhimento dos pacientes e participação de todos os atores (população, profissionais e gestores) para o progresso do Sistema Único de Saúde (SUS).
As novas unidades integram a estratégia do Ministério da Saúde de oferecer à população atendimento perto de sua casa, estreitando as relações entre médicos, agentes e pacientes.
“Ter a unidade próxima à comunidade proporciona o vínculo e a continuidade do atendimento, um dos princípios da Atenção Básica. Esse relacionamento entre profissional e usuário direciona as ações, priorizando o atendimento voltado à pessoa e não à doença. Isso é humanização”, explica a coordenadora da Atenção Básica, Maria da Penha dos Santos.
A moradora do Parque São Paulo, Inês Valter Teixeira, já desfruta das benfeitorias de ter uma unidade de saúde no seu bairro. “No posto do Parque São Paulo recebemos todo o atendimento”, ela destaca ainda o vínculo entre sua família e os profissionais que comparecem a sua casa toda semana.
Em 2011, a Prefeitura entregou à comunidade as unidades de saúde do Jardim Brasil e Vila Biagioni; e neste ano passará por reforma o posto de saúde do Jardim América, além de outras sete unidades. 

Saúde de Família

A construção de novas estruturas físicas também implica na criação de equipes de Saúde da Família ou adequação de equipes já existentes, que atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
Nos últimos três anos, a Prefeitura ampliou a cobertura de atendimento do programa Saúde da Família no município, que passou de 23,15% para 40%. A meta é alcançar 80% de cobertura até o final de 2012. “A ampliação da cobertura oferece atendimento diferenciado e humanizado para mais pessoas”, destaca Penha.
A também usuária da unidade de saúde do Parque São Paulo, Kate Silva de Oliveira, conhece bem o modelo de Saúde da Família empregado no município. Uma vez por semana ela recebe em sua casa o agente comunitário de saúde. “Temos uma relação de confiança”, disse a moradora. 
Mãe de Leandra, de 5 anos, Kate também ressalta que a unidade de saúde é responsável por fazer os agendamentos, encaminhamentos, vacinas e entrega de medicamentos. “Todos os meus vizinhos utilizam o posto e não tenho do que me queixar”, reforçou.

Emergência

A humanização do serviço público de saúde também abarca a rede de Urgência e Emergência. Em Araraquara, esse atendimento ganhou em qualidade com a inauguração UPA da Vila Xavier. 
Esse equipamento, somado ao trabalho de atenção básica desenvolvido nos bairros, ajudou a diminuir as filas de espera para atendimento emergencial, que antes era de mais de duas horas e, hoje, oscila entre 20 e 40 minutos, pois segue o acolhimento de classificação de risco para atendimento definido pelo Governo Federal. 
A segunda UPA de Araraquara, também já está em construção, agora na região central. A unidade terá 1.050 metros quadrados com diversas salas. O investimento é de R$ 2.137.379,88, oriundo do Ministério da Saúde. 
O município recebe ainda mais duas Salas de Estabilização, uma no Selmi Dei e outra no Vale do Sol, que já estão em fase de construção. Essas estruturas oferecem atendimento de urgência e emergência 24 horas para a população das regiões em que estão instaladas e contam com uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnicos. Os pacientes, após estabilização clínica, podem ser encaminhados diretamente para a internação nos hospitais.
Para 2012, a rede de Urgência e Emergência se fortalecerá ainda mais com a introdução de duas equipes do Serviço de Atenção Domiciliar. O serviço será destinado a acompanhar pacientes que passaram por unidades de emergência, mas não tiveram a indicação de internação, podendo realizar o tratamento em casa. Com as obras, a Prefeitura está expandindo o atendimento de saúde em Araraquara, pois, além de novos prédios e equipamentos, coloca à disposição da população novos serviços.