Prefeitura reforça orientações para período de chuvas fortes

12/01/2012 - 02h34

As fortes chuvas que têm caído nesses dias também em Araraquara faz a Defesa Civil, órgão da Prefeitura, reforçar algumas orientações que podem evitar problemas. Somente das 9 horas de terça-feira (10) às 9 horas dessa quarta, 11, choveu 50 milímetros em Araraquara.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edson Alves, se a residência apresentar algumas fissuras ou trincas é importante que o morador busque informações técnicas com pessoas especializadas para detectar a origem dos problemas e a orientações para realizar as obras de recuperação.
“A prevenção é a melhor forma de se evitar problemas maiores, principalmente nesta época do ano em que a incidência de chuvas é mais contundente”, afirma o coordenador.
Também é importante a vistoria na parte superior das residências – madeiramento, telhas e calhas - e manter limpa as calhas , já que uma chuva acompanhada de ventos mais fortes pode provocar infiltrações e mesmo o deslocamento de telhas, segundo Edson.
“É muito importante também verificar constantemente a rede de esgotos e galerias das residências, para que estas não obstruam a vazão da água das chuvas”, acrescenta Alves. 

Ações conjuntas

Após as chuvas fortes da tarde da terça-feira (10), a Defesa Civil registrou três ocorrências de casos de destelhamento e infiltração de água na região central da cidade e nos bairros Melhado e Cecap, porém sem gravidades.
Ainda de acordo com Edson Alves, as ações integradas entre Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes resultam no atendimento com maior agilidade numa eventual emergência.
“É importante destacar ainda que a Prefeitura tem agido de forma eficaz quando surgem problemas, inclusive com obras de recuperação de vias públicas danificadas, e oferecendo condições e recursos materiais para que os órgãos e os voluntários possam atuar nas emergências”, salienta o coordenador da Defesa Civil. 
“É preciso que a população entenda que é necessário tempo estável para Prefeitura realizar as obras de recuperação das áreas danificadas, já que muitas vezes  isso é impossível sob chuva”, explica o coordenador da Defesa Civil.  

Serviço

Para prestar outras informações e orientações, principalmente em casos emergências provocados pelas chuvas, a Defesa Civil dispõe o telefone 199 e  o Corpo de Bombeiros o 193.