Campanha por uso de sacolas reutilizáveis será lançada dia 17

14/01/2012 - 03h10

Na próxima terça-feira (17), Araraquara adere à campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que tem como objetivo a substituição de sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados da cidade. O lançamento será às 15h, na sede da Associação Comercial e Industrial (Acia). 
A Prefeitura apóia a campanha idealizada pela Associação Paulista dos Supermercados (Apas) e definida por meio de um Termo de Cooperação, assinado entre a representante do setor supermercadista e Governo do Estado de São Paulo, que estabelece a substituição, a partir do dia 25 de janeiro, em todo território paulista. Acia, Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e supermercados da cidade também são apoiadores da ação. 
De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, esta iniciativa vem ao encontro das ações realizadas pela atual administração em benefício do meio ambiente. 
“Hoje, a questão ambiental está presente no cotidiano das pessoas e instituições. Por isso, precisamos avançar sempre, com ações focadas na sustentabilidade e que melhorem a qualidade de vida na cidade”, destacou o prefeito, lembrando ainda da conquista por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, do certificado Município Verde Azul e também do prêmio Franco Montoro (Bacia Tietê-Jacaré) pela recuperação de mananciais.

Ações
Desde 2009, com a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Araraquara já recuperou os mananciais Córrego do Tanquinho, Córrego do Vieira, Água Branca, Chácara Flora e deu início a revitalização dos 35 km do Ribeirão das Cruzes.
A Prefeitura também recuperou a nascente localizada no Parque Pinheirinho, conhecida como Córrego da Caixa D´Água. A nascente estava tubulada e hoje voltou a seu estado original. Ainda nesta ação, foram plantadas 8.500 mudas de árvores nativas no local pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (DNIT), através de um termo de compromisso firmado com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em razão das obras do contorno ferroviário.

Números
Segundo dados divulgados pela Apas, Araraquara descarta mensalmente 12 milhões de sacolas. Com a substituição das sacolas por alternativas mais sustentáveis, anualmente 551 toneladas de embalagens deixarão de ser utilizadas. As sacolas plásticas utilizadas atualmente são derivadas do petróleo e levam mais de 100 anos para se decompor na natureza.