Projeto da vereadora Márcia Lia é vetado e causa reação de protesto na plenária

18/01/2012 - 03h08

Ocorreu nessa terça-feira (17) a primeira sessão da Câmara Municipal de 2012. A vereadora Márcia Lia iniciou sua fala desejando a todos um feliz 2012. 
Márcia Lia falou sobre a utilização da verba recebida do Ministério do Turismo, para revitalização da Avenida Sete de Setembro e disse acreditar ser uma atitude acertada, já que a avenida é um importante polo comercial e gastronômico araraquarense. Ela pontuou a necessidade de debater o projeto para a Sete de Setembro em audiência pública, através de requerimento apresentado ao presidente da Câmara, Aluisio Braz. A vereadora ainda agradeceu ao Deputado Estadual, Edinho Silva, pela liberação da verba para revitalizar a 7 de Setembro, além das liberações de verbas destinadas à saúde, como no caso dos R$ 6 milhões destinados à Santa Casa.
A vereadora também apresentou projeto que criaria Comissão Especial de Estudos – CEE – uma comissão para estudar e elaborar um diagnóstico dos problemas da política pública municipal de saúde. 
A CEE seria composta por quatro vereadores, que seriam nomeados através de Ato do Presidente da Câmara, tendo como objetivo acompanhar e fiscalizar as ações tomadas para atender necessidades e demandas relacionadas à área da saúde.
Ficaria a cargo da CEE a integração e articulação com partidos políticos, associações de moradores, ONGs, sindicatos, entidades, conselhos municipais, sociedade civil, entre outros.A proposta englobava a criação de relatórios das atividades da CEE e edições contendo essas informações disponibilizadas aos setores interessados.
Márcia Lia ressaltou que é crítico o momento atual da saúde no município. Problemas nas Unidades de Saúde e dentro de órgãos relacionados têm sido reportados constantemente, o que motivou a elaboração do projeto. 
A criação da CEE foi vetada por nove votos a três, o que causou reação de protesto dos cidadãos que estavam presentes na plenária, durante a sessão.