Campanha para substituição de sacolas começa em Araraquara

18/01/2012 - 04h17

Nesta terça-feira (17), a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” foi lançada oficialmente, em Araraquara, pelo prefeito Marcelo Barbieri, Associação Paulista de Supermercados (Apas), Associação Comercial e Industrial (Acia), Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e supermercados da cidade. 
A iniciativa visa substituir sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados do Estado de São Paulo a partir do dia 25 de janeiro, conforme Termo de Cooperação assinado entre a Apas e o governo paulista.
Em Araraquara, a campanha tem a adesão de 15 supermercados, totalizando 28 lojas, o que representa 300 checkouts (caixas de supermercado). Na cidade, as sacolas descartáveis poderão ser utilizadas até o dia 1º de fevereiro, quando, definitivamente, serão substituídas por outras alternativas, como as ecobags, carrinhos de compra ou caixas de papelão. O mercado também terá disponível ao consumidor as sacolas oxibiodegradáveis ao custo de R$ 0,19.
“Essa é uma oportunidade histórica para Araraquara. Um avanço ambiental importante que une Poder Público, supermercadistas e entidades como Apas, Acia e Sincomércio com o objetivo conscientizar a população e promover uma mudança comportamental em prol do meio ambiente”, destacou o prefeito.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Carlos Nascimento comentou que a iniciativa vai muito além da substituição das sacolas, pois será possível “visualizar outras reflexões e mudanças comportamentais em relação a questões ambientais”.
Já o secretário de Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho, destacou a importância desse trabalho que coloca em evidência, tanto para empresas quanto para sociedade civil, a responsabilidade social e ambiental. 
Reis ainda salientou as ações da Secretaria de Meio Ambiente nesta semana, como o lançamento da Ouvidoria; a participação na Manifestação Crueldade Nunca Mais em defesa dos animais; e a entrega, em São Paulo, pelo prefeito Marcelo Barbieri, do relatório do Município Verde Azul. 

Campanha

O diretor de sustentabilidade da Apas, João Sanzovo Neto, explicou que a ação teve início em 2007. Hoje, mais de 120 cidades paulistas já participam da campanha, enquanto que oito municípios já não distribuem mais as sacolas descartáveis.
De acordo com um estudo realizado pela Apas, cada pessoa utiliza, em média, 60 sacolas por mês. Em Araraquara, com a substituição, mais de 12 milhões de sacolas à base de petróleo deixarão de ser descartadas no meio ambiente. 
“Araraquara desempenha um papel de liderança também na área ambiental. A campanha mostra o caminho para a população participar e ajudar a preservar o meio ambiente”, disse Sanzovo, ressaltando ainda o apoio do prefeito Marcelo Barbieri e a união de forças em torno do projeto.
O presidente da Acia Renato Haddad e o presidente do Sincomércio Antônio Deliza Neto também destacaram a adesão e o engajamento dos supermercadistas, e reforçaram o importante trabalho de conscientização que a campanha promoverá junto ao consumidor.
Nessa terça, assinaram o Termo de Cooperação os supermercados Extra; Palomax; Jaú Serve; Savegnago; Patrezão; Paulistão; Lago; Dia; Confort; Bombardi; 14; Tiba; Estrela; Pipocopos; e Selmi Dei.
O prefeito Marcelo também assinou um Protocolo de Intenções que celebra entra a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, e Apas a realização de estudos e adoção de ações para conscientização dos consumidores sobre a importância da substituição das sacolas à base de petróleo.