Araraquara luta para receber Selo Verde pela 3ª vez

19/01/2012 - 03h12

O prefeito Marcelo Barbieri entregou à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na manhã dessa quarta-feira (18), o relatório das ações ambientais realizadas em Araraquara no ano de 2011. A cidade pleiteia conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação de Município Verde Azul. No relatório constam 10 diretivas seguidas pelo município: tratamento de esgoto, resíduos sólidos, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
O prefeito, que estava acompanhado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, professor José dos Reis Santos Filho, foi recebido pelo coordenador do Programa Município Verde Azul, Mauro Haddad Nieri. 
Também participaram da reunião a técnica responsável pela região de Araraquara, Liliana Inês Werner, o coordenador da Secretaria do Meio Ambiente de Araraquara, Adalberto Cunha e o gerente de Desenvolvimento Sustentável e Monitoramento da Qualidade Ambiental, Gelson Caldeira Dantas. 
“Atendemos todos os requisitos colocados pelo Programa e em vários itens superamos os índices dos anos anteriores. De forma geral, acreditamos que conseguimos superar as metas”, avaliou o prefeito. 
Marcelo falou de algumas ações recentes que colocam Araraquara como referência na questão ambiental, como a inauguração do Sistema de Tratamento do Lodo da Estação de Tratamento de Esgotos do Daae. O prefeito lembrou, ainda, que o município foi classificado como o segundo melhor do País na questão de saneamento, segundo a Revista Veja.  
O prefeito destacou, também, que Araraquara aderiu à campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que prevê a substituição de sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados da cidade. Apesar de não contar pontos no relatório de ações de 2011, a ação é vista como uma importante iniciativa da cidade com engajamento da população.
De acordo com o professor Reis, as diretrizes do Programa Estadual impulsionam as ações ambientais nos municípios a partir do estabelecimento de metas para a conquista do certificado. Reis citou a política de reflorestamento implantada pela Prefeitura. “Inicialmente esse processo era movido por TACs – Termos de Ajustamento de Condutas. Agora, podemos observar que essas atividades são claramente estimuladas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente”, disse. 
Entre os anos de 2009 e 2011 a Prefeitura recuperou os seguintes mananciais: Córrego do Tanquinho, Córrego do Vieira, Água Branca e Chácara Flora, além de ter iniciado a revitalização dos 35 km do Ribeirão das Cruzes. 
Araraquara participa pelo quarto ano do Programa Município Verde Azul, do Governo Estadual, tendo conquistado a certificação nos anos de 2009 e 2010. Neste último ano, Araraquara ganhou também o prêmio Franco Montoro pela maior pontuação entre os 34 municípios que fazem parte da Bacia Tietê-Jacaré.