Simpósio do Meio Ambiente discute rios e urbanização

28/04/2011 - 02h06

O prefeito Marcelo Barbieri participou do segundo dia de debates promovidos pelo Simpósio Municipal do Meio Ambiente, uma realização da Prefeitura de Araraquara e SENAC. O público presente acompanhou a palestra da arquiteta e paisagista Maria Cecília Barbieri Gorski, que falou sobre seu livro “Rios e Cidades – Ruptura e Reconciliação”, de sua autoria.
Lançada pela Editora Senac São Paulo, a publicação é estruturada sob três questões: como reintegrar os rios às cidades, a melhor forma de conciliar natureza e urbano e quais projetos, executados nos últimos 15 anos, serviriam como referências futuras.
Maria Cecília definiu o livro e a palestra que realizou em Araraquara como contribuições na busca de soluções para a preservação da qualidade de vida em meio ao processo de urbanização. “Temos que repensar a cidade que vivemos hoje e a queremos no futuro, para garantir qualidade a esses lugares que hoje nos atraem tanto”, afirmou.

Para o prefeito Marcelo Barbieri, os debates promovidos pelo Simpósio visam melhorar a consciência coletiva de Araraquara pela preservação do meio ambiente. O prefeito também elogiou a autora do livro que, conforme disse, “traz exemplos importantes que norteiam as políticas públicas”.
O prefeito traçou um panorama das políticas municipais na área do meio ambiente e citou como grande desafio ações de conscientização da população sobre as questões ambientais. “Estamos investindo em educação ambiental, pois as políticas públicas precisam estar associadas à mudança de hábito da população”, defendeu.
Acompanhando as discussões sobre tentativas de reconciliação entre rios e cidade, Marcelo falou sobre a construção da Marginal das Cruzes. A idéia é promover a ligação entre diversos bairros da cidade a partir da construção de uma Avenida Parque, um corredor de integração ecológica com áreas de drenagem e espaços de lazer. O prefeito destacou ainda os estudos de ocupação da área central da cidade para formação do Parque dos Trilhos com a retirada da ferrovia.
Após o debate, a autora seguiu para uma sessão de autógrafos. Também participaram da palestra o vereador Elias Chediek, o secretário do Meio Ambiente Genê Catanozi, a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Alessandra de Lima, entre outros.

Ações 
Araraquara conquistou o certificado de Município Verde Azul por dois anos consecutivos (2009 e 2010) e o prêmio Franco Montoro pela Bacia Tietê-Jacaré pela recuperação de mananciais, como o Córrego do Tanquinho. Desde 2009 a Secretaria do Meio Ambiente já plantou 118.912 árvores nativas.
A Prefeitura também implantou educação ambiental para adultos em todos os bairros da cidade, incluindo projetos para a 3ª idade; e educação ambiental para crianças na rede municipal de ensino e ampliação para as escolas estaduais e particulares.
O prefeito Marcelo Barbieri também vai inaugurar a Biblioteca Ambiental, em 6 de junho (a primeira do estado de São Paulo).