Obra de linhão será concluída em junho

20/01/2012 - 04h42

Para fornecer energia elétrica para todo o país, as usinas do Madeira devem construir linhas de transmissão das hidrelétricas para uma subestação que irá mandar essa energia para Araraquara, interior de São Paulo. Na cidade, uma estação irá transmitir essa energia para qualquer lugar do país onde haja necessidade do recurso. Com as obras bem avançadas e visíveis na rodovia BR-364, sentido Acre, a usina Jirau possui 70% das obras concluídas.
De acordo com Paulo Quintão, coordenador de fornecimento de montagem e eletromecânica de Jirau, as obras começaram em janeiro de 2011 e serão concluídas em junho deste ano. “Nós começaremos a gerar energia em outubro desse ano e precisamos fazer testes antes de transmitirmos”, explica Quintão.
A construção é feita pela empresa Toshiba, com um contrato de R$ 200 milhões. Com o valor, a empresa deverá entregar 94 quilômetros de linhas sustentadas por 578 torres que irão transmitir 500 mil wolts de energia. Toda a energia irá para uma subestação em Porto Velho e assim transmitida para o interior de São Paulo. Nas obras trabalham cerca de 700 pessoas, após a construção três equipes, sem contingente definido, devem operar e manter as linhas.
Também serão utilizados no processo 3,4 mil quilômetros de cabos condutores de energia entre as torres que tem de 60 a 120 metros de altura, sendo que 70 quilômetros já foram instalados. Além dos cabos condutores de energia, também serão inclusos os cabos para-raios e sinalizadores de pássaros. Esse último deve ser instalado nos cabos para-raios e de fibra ótica no formato de espiral.

SISTEMA INTEGRADO

A energia que será levada até o interior de São Paulo, entra para o Sistema de Integração Nacional (SIN). Pelo sistema a energia fica acumulada e é distribuída para os locais onde é necessária a energia renovável. “Lá eles identificam qual local do Brasil precise de energia”, explica Quintão.
Os locais por onde passam essas linhas de transmissão, que normalmente são fazendas ou pequenas áreas de produção agrícola, passam por uma restrição de uso. Segundo Quintão, há a indenização desses produtos, mas algumas culturas, como a plantação de milho, não podem ser cultivadas.
A usina hidrelétrica Santo Antônio também efetuou uma obra com a mesma finalidade que foi concluída no segundo semestre do ano passado. Com 94 torres distribuídas em 14 quilômetros, a linha de transmissão também levará 500 mil wolts de energia elétrica.
Seis campanhas para monitorar e garantir a segurança das aves serão realizadas pela empresa até o fim do processo, sendo que duas foram feitas no ano passado para identificar os locais de instalação, mais duas serão realizadas durante construção para monitoramento e outras duas quando já estiver em operação para a analise do funcionamento.