Fundo Social de Solidariedade se fortalece em Araraquara

20/01/2012 - 04h51

No ano de 2011, a atuação do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara fez a diferença para muitos araraquarenses. No balanço final, mais de 116 mil itens, entre alimentos, brinquedos, cestas básicas, fraldas, material escolar, medicamentos e outros foram arrecadados e distribuídos para 164 entidades da cidade.
Um dos grandes destaques do ano passado foi a mobilização em torno da Campanha do Agasalho, que superou as arrecadações dos últimos anos. Foram doados ao Fundo Social, por empresas e sociedade civil, 105.427 peças de roupas, além de cobertores e sapatos.  
“O engajamento da população, empresas, clubes de serviços e escolas à campanha proporcionou uma arrecadação substancial para nossas entidades sociais. A união e a solidariedade dos moradores de Araraquara foram fundamentais para o bom resultado”, observou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieri. 
Foram mais de 100 postos de coleta espalhados pela cidade, e tão logo o material arrecadado chegava ao Fundo Social imediatamente era repassado as entidades filantrópicas e às famílias mais necessitadas. 
Os números da campanha nos três anos da administração do prefeito Marcelo Barbieri somam 272.829 peças arrecadadas e doadas, o que representa cerca de 47% do total arrecadado nos últimos dez anos de Campanha do Agasalho no município. 

Outras ações

O Fundo Social também esteve envolvido durante todo o ano em outras grandes campanhas, entre elas, o Natal Sem Fome dos Sonhos, idealizada pelo Comitê de Ação e Cidadania e o McDia Feliz, que com a venda de lanches obteve recursos financeiros para o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú. 
Além disso, o Fundo Social de Solidariedade distribuiu, em parceria com o Grupo Mãos Generosas e com o Centro Espírita O Consolador, enxovais de bebê a mães gestantes. No total, 229 enxovais foram entregues em 2011. 

Terceira Idade

O Fundo Social também dedicou atenção especial para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para os idosos. Uma das principais realizações foi a inauguração, em novembro, de mais uma Praça do Idoso, que contemplou a comunidade do bairro do Carmo. A outra unidade funciona no Parque Infantil desde 2010.
A Praça do Idoso conta com cinco estações montadas para a prática de exercícios físicos. Cada equipamento tem ao lado uma placa explicativa sobre como utilizá-lo da forma correta. O objetivo é oferecer melhor qualidade de vida e proporcionar a integração social entre os idosos.
“Estes espaços de saúde e bem-estar foram projetados para os idosos. Em cada equipamento instalado está o respeito e a dedicação desta administração para com este segmento na cidade”, explica Zi Barbieri.
O Fundo Social, ao longo de 2011, também apoiou e incentivou a participação dos idosos nos Jogos Municipais, Regionais e Estaduais. 

Futuro

Agora em 2012, o Fundo Social de Solidariedade dá continuidade a todas essas ações, além de iniciar um novo projeto com a inauguração da escola de serralheiro, que visa a inclusão social e capacitação de jovens para o mercado de trabalho.