Saúde na Praça chega ao Lar São Francisco de Assis

20/01/2012 - 04h53

O programa Saúde na Praça, da Prefeitura de Araraquara, que leva educadores físicos da Fundesport aos bairros para ministrarem sessões de exercícios físicos, também abriu um ponto no Lar São Francisco de Assis, na Zona Oeste de Araraquara.
Nessa quinta-feira (19), o educador físico Luís Roberto Miranda usou música ao vivo durante a sessão de ginástica que ocupa 60 minutos, das 10h às 11h, dos internos do Lar.
O músico Marcos César Escamilha e a educadora física Aline Miranda colaboraram com a sessão especial.
“A música é um estímulo que agradou e percebi que o grupo se soltou mais e a participação vem crescendo a cada aula de ginástica”, resumiu o educador físico.  
As sessões de ginástica no Lar São Francisco começaram há três meses e ocorrem as terças-feiras e quintas-feiras. Antes os internos se deslocavam até a Associação Padre Pio onde o programa funciona desde 2009.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Jair Martineli, o deslocamento dos idosos do Lar até a Associação Padre Pio, apesar de ser perto, dificultava a participação dos cadeirantes. “O novo ponto no Lar São Francisco facilita para os internos e funcionários”.
A terapeuta ocupacional Beatriz Ramalho, do Lar São Francisco, acompanha as sessões e já sentiu os reflexos dos exercícios no grupo que tem em média 25 participantes. “As sessões melhoram o equilíbrio e a coordenação motora além de promover a socialização e a autoestima dos idosos”, resumiu Beatriz.
A doméstica aposentada Maria Conceição Gomes, 72 anos, no Lar há 2 anos, tem boa mobilidade e participou com entusiasmo da aula. “Com música ao vivo a aula está mais animada”, observou.
O programa Saúde na Praça além dos novos pontos no Lar São Francisco e na Praça do Idoso no Carmo, inaugurada em novembro de 2011 pelo prefeito Marcelo Barbieri, tem outros 53 pontos espalhados na cidade. O interessado em participar pode se inscrever no ponto mais próximo de sua casa. Mais informações na Secretaria de Esporte e Lazer, Avenida Rua Gastão Vidigal, 62, telefones: (16) 3303-2710 e 3303 2713.