Unidades de saúde continuam em estado precário em Araraquara, afirma vereadora do PT

20/01/2012 - 04h57

Na quarta-feira (18), a vereadora Márcia Lia visitou algumas unidades de saúde da cidade. Márcia Lia realiza essas visitas periodicamente e sempre aponta que esse tipo de interação com a população é o que permite que um vereador trabalhe de forma acertada.
Durante a visita ao PSF do Jardim Santa Lúcia, Márcia Lia afirmou ter constatado o péssimo estado de conservação do prédio. “Há mofo em quase todas as salas, infiltrações, o banheiro masculino que serve para atender à população está quebrado”, ela apontou. As denúncias sobre a situação das unidades de saúde e má gestão de recursos têm sido constantes e recentemente foi notificado que algumas unidades fechariam para reforma e que as equipes seriam transferidas para outros locais. A equipe localizada no PSF Jardim Santa Lúcia será reestruturada para gerar quatro equipes, o que na teoria proporcionaria um melhor atendimento à população. Porém apenas um imóvel já estaria pronto para receber uma das equipes, sendo que outro ainda passa por reformas e os outros dois ainda nem foram providenciados.

Despreparo

Ainda nessa quarta-feira, Márcia Lia visitou o imóvel que acolherá uma das equipes do PSF Santa Clara a partir do próximo dia 24. O imóvel se localiza na Rua Engenheiro José Barbugli, 394, no Bairro do Quitandinha.
Ao chegar ao local, ela disse ter constatado ser inviável que uma unidade de saúde passe a funcionar no prédio, já que ele não atenderia padrões para tal. 
A primeira surpresa foi o piso do imóvel, de taco e sem vedação. Além disso, não há rampas de acesso, estrutura para cadeirantes, apenas um banheiro interno e um banheiro externo em péssima condição de uso, incluindo fiação elétrica exposta e telhas de Eternit mofadas.
A única sala externa estaria destinada a ser a sala de curativos; contudo, o recinto também não apresenta condições de ser usado como tal. A cobertura também é de telha de Eternit, as paredes apresentam buracos e pintura incompleta, além de não ter estrutura de acessibilidade.
Na terça-feira (17), durante sessão da Câmara, a bancada do PT, da qual a vereadora Márcia Lia é a líder, apresentou projeto que previa a criação de uma Comissão Especial de Estudos – CEE – voltada para a Saúde.
A idéia era que a CEE realizasse estudos sobre as condições de saúde na cidade, dos investimentos e gestão de recursos, além de ter caráter fiscalizador. Composta por vereadores e membros da sociedade civil, a CEE apresentaria seu relatório após a conclusão dos estudos. O projeto foi vetado por 9 votos a 3. “Após visitar as unidades de saúde, me espanta que a criação da CEE tenha sido vetada. Será que essas condições que vemos são as condições adequadas? Eu tenho certeza que não. No caso dessa unidade, somente com uma reforma completa poderia se adequar uma unidade de saúde e não há tempo hábil para isso”, concluiu a vereadora.
A assessoria da vereadora fotografou o local e Márcia Lia vai encaminhar uma denúncia ao Ministério da Saúde. “Essa é a prova do descaso com o qual está sendo tratada a saúde na cidade”, afirmou.