Duas mil mudas serão plantadas no Bosque do Botânico

27/01/2012 - 03h56

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), iniciou nessa semana a rearborização do Bosque e área de lazer do Jardim Botânico. A ação é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Ministério Público do Meio Ambiente para melhorar ainda mais o espaço.
“Aquela é uma área do ponto de vista do lazer e da ecologia muito importante para Araraquara, e havia um interesse muito grande do prefeito Marcelo Barbieri em recuperar o local e devolvê-lo rearborizado à população”, comentou o secretário de Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho.
A iniciativa partiu do Ministério Público, por parte do Promotor de Justiça, Dr. José Carlos Monteiro (curador do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo), onde o MP, em parceria com a Prefeitura, aplicaria recursos obtidos por meio de multas recorrentes de crimes ambientais, discutidas em juízo, com sentença condenatória e trânsito em julgado.
Para esta revitalização no Jardim Botânico, o município recebeu R$ 130 mil, após o juiz titular da 3ª Vara Criminal, Dr. Celso Mazitelli Neto, concordar com a posição do MP em direcionar o recurso para a rearborização. 

Ações 

“Vamos rearborizar o espaço com espécies escolhidas de acordo com o perfil do Bosque. A previsão é que até o final de março o Botânico esteja totalmente revitalizado”, ressaltou o secretário.
No local, já está sendo feita a retirada dos tocos de eucaliptos e pinus que existiam no terreno, e paralelamente, o plantio de mudas de cerca de 50 espécies, entre nativas e exóticas.
Serão plantadas mudas de Acácia; Jasmim; Ypê; Lobeira; Jequitibá; Jerivá; Jacarandá; Pau Brasil; entre outras. No total, o Bosque do Botânico receberá aproximadamente duas mil mudas. 

Investimentos

Em 2009, a Prefeitura realizou diversas melhorias no Bosque do Botânico, como o recapeamento da pista de caminhada, limpeza da área, corte da grama, poda das árvores, manutenção na iluminação, reparos no playground e a troca de areia nas quadras de vôlei.
Também, as casas abandonadas no local foram demolidas e os detritos retirados, trazendo mais segurança para os freqüentadores do Bosque do Jardim Botânico.