Câmara cria Frente de Defesa dos Direitos da Mulher

Vereadores aprovaram, por unanimidade, projeto apresentado por Márcia Lia

27/01/2012 - 03h57

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão ordinária de terça-feira, 24 de janeiro, projeto de resolução de autoria de Márcia Lia (PT), que cria a Comissão Especial de Estudos (CEE) denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
De acordo com a vereadora, o objetivo é incentivar, desenvolver e apoiar discussões e ações relacionadas às mulheres. “É necessário ampliar o debate e a mobilização da sociedade para o enfrentamento da violência contra a mulher, disseminando informações e buscando soluções para este problema”, afirma.
Márcia Lia diz que “apenas no Estado de São Paulo, temos o registro de mais de 1.300 casos de estupros nos últimos três meses”. Segundo ela, “as delegacias especializadas não atendem nos finais de semana e no Estado todo há apenas um Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar”.
Para justificar a importância do projeto, a vereadora destaca que as mulheres sofrem os mais variados tipos de violência: física, econômica e psicológica. “São agressões físicas e verbais, discriminação no mercado de trabalho, de cor e de raça”. Por isso, pontua, “há que se buscar o fortalecimento da participação feminina nos movimentos sociais, nos partidos políticos e nos processos eleitorais e nos espaços de controle social sobre o Estado”.
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres será composta por quatro vereadores a serem nomeados por ato da Presidência da Câmara Municipal e produzirá relatórios das atividades, além de promover reuniões, debates, simpósios, seminários e visitas de campo. “Estamos trilhando mais um caminho para atingirmos a tão sonhada igualdade de gêneros”, conclui Márcia Lia.