Superliga Masculina 11/12: Sesi-SP volta a vencer e alcança o Vôlei Futuro

Equipe paulista superou o RJX no Rio de Janeiro e igualou pontuação do líder

28/01/2012 - 02h47

Depois de três derrotas consecutivas, o Sesi-SP voltou a vencer na Superliga masculina de vôlei 11/12. Nesta sexta-feira (27), na partida que abriu o segundo turno da competição, a equipe paulista, que não contou com o líbero Serginho, machucado, derrotou o RJX (RJ) no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, por 3 sets a 1, parciais de 25/18, 17/25, 25/22 e 25/21, em 1h56 de partida.
Além de dar fim à série de três derrotas sofridas pelos atuais campeões nas últimas partida, a vitória fez com que o Sesi-SP alcançasse o Vôlei Futuro (SP) na liderança da competição. As duas equipes somam 25 pontos, mas o time de Araçatuba tem um jogo a menos. O RJX tem 16 pontos, com cinco vitórias e sete derrotas.
"Vínhamos de uma sequência ruim, mas hoje conseguimos terminar com ela. Ainda assim, oscilamos bastante durante o jogo. Carregamos o peso de sermos os atuais campeões, então todos os times dão um algo a mais quando jogam contra nós. Precisamos crescer, pois os playoffs estão chegando", diz o ponteiro Murilo, do Sesi-SP.
O oposto Wallace, do Sesi-SP, foi o maior pontuador da partida, com 22 pontos. Substituto de Serginho, o líbero Lucianinho foi o destaque da partida e recebeu o Troféu VivaVôlei.
"O grande segredo da nossa equipe é ter reservas que entram e conseguem manter o nível. Temos um grupo forte, com 15 atletas de nível muito equilibrado. Conseguimos sacar bem e não demos muitas alternativas ao RJX. O bloqueio também funcionou bem, mas os contra-ataques poderiam ter sido melhores. O mais importante é que voltamos a jogar no padrão que podemos depois das más atuações nas últimas quatro partidas", explica o defensor.
Destaque do RJX com 16 pontos, o ponteiro Dante, um dos mais experientes da equipe, lamentou o baixo rendimento do time.
"Na situação em que estamos, não podemos nos permitir cometer erros fatais. No fim do primeiro set, tomamos dois pontos de saques seguidos e isso nos complicou. Precisamos retomar a concentração e a confiança, pois não temos conseguindo encaixar o nosso jogo. Tivemos bons momentos neste jogo, mas ainda estão faltando detalhes para vencermos as partidas", analisa.
Na segunda rodada do turno, o Sesi-SP receberá o Volta Redonda (RJ) na quarta-feira (01), às 19h, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo. O RJX jogará novamente no Maracanãzinho, também na quarta, a partir das 19h30, contra o BMG/Montes Claros (MG).

O JOGO 
O Sesi-SP iniciou a partida melhor e logo abriu 5/2 no placar. Com um ponto de saque do central Tiago Barth, a diferença foi ampliada para 14/9. Com grande atuação, Wallace finalizou dois contra-ataques consecutivamente para marcar 19/13. No final, Murilo veio do fundo para marcar 25/18 e fechar o set.
No segundo set, o RJX invertou o panorama da partida e foi o primeiro a abrir vantagem, com 5/2. Após um erro do time paulista, o oposto Theo atacou na diagonal e deixou a equipe carioca perto da vitória ao marcar 18/12. Um erro de ataque do central Sidão selou a vitória do RJX, em 25/17.
Com o sistema de bloqueio funcionando com maior eficiência, o RJX se impôs no começo do terceiro set e abriu 10/7, com Theo parando Léo Mineiro. Aos poucos, o Sesi-SP conseguiu fugir da marcação dos cariocas e chegou ao empate no 13º ponto, com Wallace. Na reta final, o Sesi-SP conseguiu dois pontos de saque antes de assegurar a vitória em 25/22 com um erro de Theo.
O quarto set teve começo mais equilibrado que os demais. O Sesi-SP abriu dois pontos em 10/8, através do capitão Murilo. O crescimento do ponteiro foi importante e o time paulista conseguiu fazer 14/9. O RJX tentou reagir, mas o Sesi-SP conseguiu administrar a vantagem e garantiu a vitória com um erro de saque de Riad: 25/21.

Rodada prossegue neste sábado
A primeira rodada do returno da Superliga masculina 11/12 prossegue neste sábado (28) quatro partidas. Às 11h, o Vivo/Minas (MG) receberá o BMG/São Bernardo (SP), na Arena Vivo, em Belo Horizonte. O embalado Sada Cruzeiro terá pela frente o Volta Redonda (RJ), às 17h, no ginásio do Riacho, em Contagem.
O Vôlei Futuro (SP) lutará para manter a liderança contra a UFJF (MG), às 18h, no ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba. Às 20h, a Cimed/SKY (SC) jogará com o Londrina/Sercomtel (PR), no ginásio Capoeirão, em Florianópolis.
Na segunda-feira (30), o BMG/Montes Claros duelará contra a Medley/Campinas (SP), às 18h30, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros. A partida será transmitida ao vivo pelo canal Sportv.

EQUIPES
RJX - Marlon, Theo, Dante, Lipe, Ualas e Lucas. Líbero - AlanEntraram - Riad, Vinícius, Guilherme, Luiz Roque e Thiago SensTécnico - Marcos Miranda
SESI-SP - Sandro, Wallace, Murilo, Diogo, Sidão e Tiago Barth. Líbero - LucianinhoEntraram - Léo Mineiro, Jotinha, Leozão e ÉvertonTécnico - Giovane Gávio

SUPERLIGA MASCULINA 11/12PRIMEIRA RODADA DO RETURNO
27.01 (SEXTA-FEIRA) - RJX 1 x 3 Sesi-SP (18/25, 25/17, 25/22 e 25/21), em 1h56, no Maracañazinho, no Rio de Janeiro (RJ)MAIOR PONTUADOR: Wallace (Sesi-SP), com 22 pontosTROFEÚ VIVAVÔLEI: Lucianinho (Sesi-SP)
28.01 (SÁBADO) - Sada Cruzeiro x Volta Redonda, às 17h, no ginásio da Contagem, em Riacho (MG)
28.01 (SÁBADO) - Vôlei Futuro x UFJF, às 18h, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP)
28.01 (SÁBADO) - Vivo/Minas x BMG/São Bernardo, às 11h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)
28.01 (SÁBADO) - Cimed/SKY x Londrina/Sercomtel, às 20h, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC)
30.01 (SEGUNDA-FEIRA) - BMG/Montes Claros x Medley/Campinas, às 18h30, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)