Reunião de Conselho Diretor da FunGota aprova Estatuto

Maternidade Gota de Leite promoverá atendimento humanizado a mães e bebês de Araraquara e da região

28/01/2012 - 02h54

Uma semana após ser empossado pelo prefeito Marcelo Barbieri, o Conselho Diretor Fundação Municipal Irene Siqueira Alves ‘Vovó Mocinha’ - Maternidade Gota de Leite de Araraquara, ou FunGota-Araraquara, se reuniu para aprovar o Estatuto da entidade
A reunião foi realizada na manhã dessa sexta-feira (27), no 6º andar do Paço Municipal, e liderada pelo prefeito Marcelo, também presidente do Conselho Diretor da FunGota, tendo a secretária municipal da Saúde Dra. Regina Barbieri Ferreira como vice-presidente. O prefeito confirmou o nome do médico Anuar Lauar como superintendente da Fundação. 
Também durante a reunião, o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Ricardo dos Santos, leu o Estatuto antes da aprovação. Com o documento aprovado, a Maternidade Gota de Leite será reaberta em março em Araraquara, atendendo reivindicação da população desde seu fechamento, há cerca de 6 anos. De acordo com o prefeito Marcelo, a viabilização da retomada da Gota de Leite objetiva “valorizar a mulher e humanizar o atendimento às gestantes, incentivar o parto normal e natural, e melhorar sempre a qualidade da saúde pública no município”. 
O prefeito lembrou ainda que, com a aprovação do Estatuto e o registro da Fundação, os equipamentos necessários já poderão ser adquiridos.
Para a secretária municipal de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, a aprovação do Estatuto é o “nascimento da Gota de Leite”. “Este é mais um compromisso de campanha do prefeito Marcelo que se torna realidade. Com a Gota, a cidade e a região ganham um centro de referência em atenção à mãe e bebê, uma maternidade com protocolo de assistência, ambulatório para gestação de alto risco e para o bebê prematuro e uma equipe capacitada e humanizada”, enfatizou.
Dr. Anuar Lauar, superintendente da Fundação, ressalta que a Maternidade Gota de Leite irá unir a modernidade da tecnologia e o atendimento voltado à humanização, tudo embasado numa gestão transparente e ética. “Sempre respeitando o ser humano, razão de todos esses esforços e dos nossos trabalhos”.
Sobre o processo seletivo, a secretária da Saúde afirma que será em breve. “Sabemos que muitas pessoas estão procurando informações sobre esse processo seletivo e, por isso, faremos uma ampla divulgação quando abrirmos o edital com as especificações de cada cargo”.

FunGota
A FunGota foi criada em dezembro de 2011 como entidade jurídica e sem fins lucrativos, de interesse e utilidades públicas de beneficência social, para administrar a Maternidade Gota de Leite.
Já o Conselho Diretor da Gota é um órgão deliberativo, composto pelo prefeito e secretário municipal de Saúde, como presidente e vice; secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; dois representantes indicados pelo Conselho Municipal de Saúde; superintendente do Hospital; coordenador de Administração, Finanças e de Administração Hospitalar; coordenador Municipal de Gestão Ambulatorial e Atenção Básica da Saúde; além de um representante dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e um representante do Conselho Municipal das Mulheres.

Nova Maternidade
A Maternidade Gota de Leite é composta de um novo prédio de quatro pavimentos, além do prédio já existente, cuja reforma está na fase final de obras. Já o prédio histórico, onde surgiu a Maternidade, há 83 anos, será sede da FunGota. 
A nova Gota propõe a humanização no atendimento a gestantes e bebês com a instalação de modernos equipamentos e um projeto de referência regional. A Maternidade também integrará a Rede Cegonha, programa do Governo Federal.
Na reunião dessa sexta também estiveram presentes os conselheiros José Carlos Porsani (secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Tatiane Tertulina de Oliveira, Maria da Penha Santos, Maria Alice do C. Ferro Martinez, Maria Cristina Machado Fiorentinio e Edna Martins, além de Carlos Fernando Camargo e Romualdo Maurício.