Pacotão de obras em Araraquara inclui reforma do Fórum e prédio para Ic e IML

Acompanhado do secretário Valter Rozatto, prefeito Marcelo passou pela UPA Central, Fórum, Instituto de Criminalística e IML

28/01/2012 - 03h03

Na manhã de quinta-feira (26), o prefeito Marcelo Barbieri vistoriou a ampliação do Fórum Juiz Macedo Couto, cujas obras estão em fase de acabamento. 
Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, o prefeito conferiu os detalhes finais do novo anexo, previsto para ser entregue em fevereiro. 
Com as duas lajes de ligação ao anexo atual já concluídas, as obras finais do Fórum incluem instalação elétrica e pintura.
“Essa ampliação era reivindicada há tempos por juízes e advogados de Araraquara e, com o novo prédio, também a população terá mais conforto no atendimento e os funcionários melhores condições de trabalho”, ressaltou Marcelo.
O novo anexo do Fórum abrigará, no térreo, cinco cartórios, sala de reprografia, agência bancária, copa, depósito, dois sanitários para funcionários, dois sanitários para público e outros dois para pessoas com deficiência. 
No pavimento superior, serão instaladas cinco varas, com gabinete para juiz e gabinete para promotor, sala de oficiais, sala de audiências e mais duas para testemunhas, além de copa e também sanitários.
O novo prédio do Fórum, anexo ao atual, que também oferecerá total acessibilidade, tem investimentos de R$ 2.170.000,00  em recursos estaduais, com contrapartida da Prefeitura. 

IC e IML
O prefeito Marcelo e o secretário Valter Rozatto também visitaram as obras que irão abrigar o Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), localizados no Jardim Santa Mônica. Foram verificadas todas as intalações do prédio do IC, cujas obras estão bem adiantadas. 
O Instituto de Criminalística de Araraquara “atenderá a demanda da região com serviços e laudos de qualidade, com a mais alta tecnologia”, lembrou o prefeito. 
Também foram vistoriadas as obras do prédio do IML, que abrigará salas para reunião, chefia, espera, arquivo, protocolo financeiro, odontologia, coleta, laudo e exame clínico, ginecológico e vestiários, além de raio x, putrefato, necropsia, área de serviços, copa e sanitários.
A Prefeitura também construiu um muro no entorno do prédio, com  dois metros de altura, e mudou a entrada do acesso ao local, que fica mais distante de moradores vizinhos.
“Araraquara será uma referência regional nas questões técnicas e científicas da Polícia Civil, agilizando inquéritos e processos”, resumiu o prefeito.

UPA Central
Marcelo ainda esteve quinta-feira no canterio de obras da UPA Central (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas), localizada  na Via Expressa, próximo ao Cear - Centro de Eventos de Araraquara e Região.
Com cerca de mil metros quadrados de área construída, a unidade será equipada para atendimento de emergência, com capacidade para estabilizar o quadro clínico do paciente, definir diagnósticos e analisar a necessidade de encaminhamento ao hospital.
Caso não seja necessária a internação, a UPA Central poderá manter o paciente em observação por até 24 horas, já que disporá de leito. Também terá serviço de raio-x, laboratório para exames, aparelhos de eletrocardiograma e atendimento pediátrico.