Inaugurado 14º Telecentro em Araraquara

Setor IV do Jardim Roberto Selmi Dei também é contemplado com o serviço de internet banda larga

31/01/2012 - 04h47

O prefeito Marcelo Barbieri entregou, na noite de sexta-feira (27), em Araraquara, o Telecentro Comunitário do Selmi Dei IV. O novo serviço, grátis à população, funcionará de segunda a sexta-feira, na Rua José Airton Cury, 461, das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h. 
Durante o evento, que contou com a presença de moradores do setor IV do Jardim Roberto Selmi Dei e de diversas lideranças do governo e do Legislativo, Marcelo destacou a importância dos Telecentros para inclusão digital em Araraquara. “Trata-se de um instrumento de auxílio a pesquisas escolares e até de busca por novos empregos pela população”, afirmou.
“São mais dez computadores à disposição desta importante região da cidade e 140 computadores no total, para diversas outras regiões de Araraquara”, frizou o prefeito, ao ressaltar os 14 Telecentros instalados nos últimos três anos, além do Telecentro Verde. 
Marcelo também ressaltou as melhorias realizadas pelo seu governo no Selmi Dei, principalmente nas áreas de Saúde e Educação, inclusive o outro Telecentro (no setor I, na Rua Mauricio Gali), e nas obras de recape para recuperar ruas e avenidas, há anos reivindicadas pela população. 
Também o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), destacou as melhorias realizadas pelo atual governo “no Selmi Dei e por toda Araraquara”.
“Assim como a população, eu também acredito no trabalho do prefeito Marcelo, que vem transformando a cidade, inclusive na área de informática com os Telecetros e o programa Internet Para Todos”, enfatizou o vereador.  

Colheita

Para o secretário municipal de Governo, Luiz Zaccarelli, Araraquara é recordista nacional em relação a municípios do mesmo porte e no número de Telecentros instalados.
“A entrega de um Telecentro a praticamente cada dois meses nos últimos três anos é o resultado de um trabalho sério e comprometido do prefeito Marcelo”, resumiu o secretário. 
“É muito importante contar com esta ferramenta, principalmente para a minha filha, que é estudante”, disse a dona de casa Sueli Correia da Silva, moradora próxima ao novo Telecentro.
Também o metalúrgico Paulo Roberto de Oliveira, morador do setor IV do Selmi Dei e pai de duas filhas, elogiou o novo serviço entregue pelo prefeito Marcelo. “Será ótimo para as meninas nos seus estudos”, acrescentou Paulo Roberto. 
Após a solenidade, a bateria da Escola Samba Gaviões do Selmi Dei, tetracampeã do Carnaval de Rua de Araraquara, esquentou a noite do bairro. 
Também participaram da solenidade os vereadores João Farias e Elias Chediek, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri, os secretários Orlando Mengatti Filho (Educação), Valter Rozatto (Obras Públicas), José Antonio Spera (Comunicação), Jair Martinelli (Esportes e Lazer) e Ronaldo Napeloso (Agricultura), além do chefe de Gabinete Antonio Martins e de outros representantes do governo.  

Parceria


A instalação dos Telecentros em Araraquara é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal – o município cede o espaço físico e funcionários e é responsável pela manutenção e o Ministério das Comunicações cede os equipamentos.
A parceria coloca, gratuitamente, à disposição da população os computadores com internet banda larga. Cada Telecentro possui 10 terminais de computador com acesso à internet, servidor de rede, impressora a laser, projetor multimídia data show e câmera para monitoramento remoto.
Os terminais de computador têm capacidade para receber também o serviço de transmissão de sinal televisivo via internet, o que permite acesso a programas educativos. 
Atualmente, Araraquara possui Telecentros Comunitários nos bairros Yolanda Ópice, Jardim das Hortênsias, Victório De Santi, Vale do Sol, Cecap, Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand e sede da ONG Fonte (ambos na Vila Xavier), Terminal Rodoviário de Passageiros (Jardim Nova Época), Selmi Dei, além da Biblioteca Municipal, Centro Afro e sede da Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiência, ambas no Centro, e no Distrito de Bueno de Andrada. 
A cidade conta ainda com o Telecentro Verde, instalado no CEC – Centro de Educação Complementar Aléscio dos Santos, no Jardim Pinheiros, proveniente de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia.