Prefeito recepciona executivos da Eletrobrás Eletronorte

No encontro, Marcelo destacou potencial do município a futuros operadores da Subestação Araraquara 2, de energia elétrica

01/02/2012 - 02h56

O prefeito Marcelo Barbieri recepcionou, na manhã dessa terça-feira (31), no 6º andar do Paço Municipal, o engenheiro Winter Andrade Coelho, diretor da Eletrobras Eletronorte, empresa que irá operar a Subestação Araraquara 2, ora em fase de instalação em Araraquara.
Durante o encontro, o diretor da estatal apresentou ao prefeito outros quatro altos funcionários da empresa – os engenheiros Arthur Maurício e Adriano Altmann, o administrador Carlos Andrade e o técnico Narciso Borba -, que estão se mudando para a cidade para atuar pela empresa.
Segundo Winter, a Subestação 2 Araraquara será a maior linha de transmissão contínua de energia elétrica do planeta – com cerca de 2,4 mil quilômetros de extensão, desde o Rio Madeira, em Rondônia -, e abastecerá, a partir de Araraquara, a região Sudeste, maior consumidora de energia do Brasil.
Para o prefeito Marcelo, “a instalação da Subestação em Araraquara acontece dentro de um importante cenário de desenvolvimento de Araraquara, que tem atraído, nos últimos três anos, diversas novas empresas e, por isso, batendo recordes na geração de empregos”, conforme afirmou.
O prefeito ressaltou aos executivos da Eletrobras Eletronorte que a vocação logística de Araraquara tem atraído grandes empresas, como a Fortaleza Argamassa, a Big Dutchman e a Brado Logística, intermodal que será uma das maiores empresas do Interior do Estado no transporte de contêineres para o Porto de Santos.
Araraquara fica numa região privilegiada, localizando-se no Centro do Estado, o que facilita o escoamento da produção. Por isso, o potencial logístico da cidade vem se fortalecendo e, com a Subestação instalada aqui, também teremos um alto potencial energético que, com certeza, contribuirá, e muito, para a atração de novos investimentos”, explicou Marcelo.
A qualidade de vida de Araraquara foi enaltecida pelo engenheiro Winter Andrade Coelho. “Em todo o conjunto desta obra temos mais profissionais que virão se instalar em Araraquara, com suas famílias. Pelo que pudemos notar, é uma cidade com qualidade de vida invejável e com um povo muito acolhedor”, afirmou. 

Mais energia

O projeto de implantação da Subestação Araraquara 2 também prevê a instalação de linhas de transmissão a ela associadas, que possibilitará a interligação com as subestações CTEEP - Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - e Araraquara Furnas, já existentes no município.
A Subestação Araraquara 2, que está sendo construída pela empresa Araraquara Transmissora de Energia (do grupo CYMI Masa), a 4 km da Rodovia Nelson Barbieri, fica a cerca de 15 Km do Centro da cidade e terá capacidade para gerar até 6.900 megawatts de energia elétrica.
Também acompanhou a recepção aos executivos da Eletrobras Eletronorte no 6º andar da Prefeitura o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardozo.