Conselho de usuários discutirá propostas para transporte público

03/02/2012 - 05h31

Foram empossados 29 membros titulares e seus respectivos suplentes, representando a sociedade civil e segmentos ligados ao trânsito e transporte. O Conselho visa a participação da sociedade organizada, em especial, dos usuários do transporte público coletivo no processo de planejamento, aperfeiçoamento e gestão desse serviço.
“Esse é um Conselho de grande importância para Araraquara. À medida que a cidade cresce e se desenvolve, os números do transporte coletivo e da frota de veículos individuais também aumentam. Nesse sentido, é objetivo do Conselho debater questões e sugerir ideias para melhorarmos o transporte público”, enfatizou o prefeito.
Marcelo agradeceu os conselheiros por aceitarem este trabalho, de maneira voluntária, em favor de toda a comunidade. “Há uma grande representatividade neste conselho, com membros de todas as regiões da cidade e de dois segmentos muito importantes, o do idoso e da pessoa com deficiência. Quero agradecer a todos pela disponibilidade e pelo envolvimento de vocês neste projeto”.
Entre as atribuições do Conselho estão formular e apresentar prioridades e metas de melhoria do transporte coletivo urbano; avaliar, semestralmente, o desempenho operacional dos serviços prestados pelas Concessionárias e/ou Permissionárias de transporte coletivo urbano; sugerir e analisar critérios de benefícios aos usuários portadores de deficiências; entre outras. 
Importância

O vereador João Farias, representando a Câmara Municipal, ressaltou a responsabilidade dos integrantes. “Os conselhos consolidam a participação popular e reafirmam a posição da população em importantes decisões”, disse.
O diretor presidente da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA), Leonel Peixe, também destacou a importância da participação dos usuários do transporte coletivo na gestão realizada na cidade. 
Futuro

O prefeito destacou ainda pontos a serem debatidos pelos novos conselheiros, como a tarifa do transporte coletivo; acessibilidade e formas de incentivar a população a aderir ao transporte público. Além disso, Marcelo falou sobre a possibilidade de criação de corredores de ônibus em Araraquara.
“Devemos encomendar à USP um estudo técnico sobre corredores de ônibus e melhorias do transporte na cidade. Queremos avançar mais e incentivar o uso do transporte coletivo e alternativos, como as bicicletas”, disse o prefeito.
Atualmente, a CTA mantém 30 linhas na cidade, enquanto que a Paraty opera cinco linhas urbanas em Araraquara e mais as linhas dos assentamentos. Juntas, as duas empresas transportam diariamente cerca de 50 mil pessoas.
Prestigiaram a posse os vereadores Elias Chediek, Lucas Grecco e Fernando César Câmara (Galo); o diretor administrativo da CTA, Márcio Santos; o diretor presidente da Viação Paraty, Mauro Artur Herszkowicz e o gerente da empresa, Donizete Duran; os secretários municipais Luiz Zaccarelli (Governo) e José Roberto Cardozo (Desenvolvimento Econômico); além de integrantes do governo e convidados.