Correios registram os 300 anos da cidade de Mariana com selo e cartão

28/04/2011 - 17h58

Com o compromisso de mostrar as riquezas culturais do Brasil, os Correios focalizam, nesta série dedicada às Cidades Históricas, a cidade de Mariana, registrando suas peculiaridades e seu significado para o Estado de Minas Gerais e para o País, na comemoração histórica de seus 300 anos.

O lançamento das peças filatélicas aconteceu no último dia 8 de abril.

Com arte de Luciomar S. de Jesus, no canto esquerdo, o selo retrata a igreja São Francisco de Assis, construída entre 1762 e 1794, e a igreja de Nossa Senhora do Carmo, cuja construção teve início em 1783 e foi concluída no século seguinte. Localizadas na praça Minas Gerais, as igrejas parecem dialogar. Acima, uma vista parcial de Mariana pintada em azul, emoldurada por rocalhas em azul e vermelho, invocando a paleta criativa de Mestre Ataíde, o grande pintor colonial brasileiro nascido em Mariana. No centro da composição, a Maria Fumaça, que liga Mariana a Ouro Preto, e o pelourinho, repleto de elementos: o globo (conquistas marítimas portuguesas), a balança (justiça), a espada (condenação) e o brasão português. No canto inferior direito, a Casa da Câmara e Cadeia construída na segunda metade do século XVIII, o prédio mantém preservadas as características e a história de uma época de riqueza e poder. Foram utilizadas as técnicas de pintura e computação gráfica.

Com uma tiragem de 240 mil exemplares, cada selo custa R$ 1,10. Já o cartão-postal, têm uma tiragem de 3 mil unidades ao preço de R$ 1,05 cada.

As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).