04/02/2012 - 03h13
O prefeito Marcelo Barbieri recepcionou, na quinta-feira (2), os pais dos alunos matriculados na primeira escola de tempo integral da rede municipal de Araraquara, a EMEF “José Roberto de Pádua Camargo”, no Jardim Dom Pedro II, para uma reunião de apresentação da unidade recém municipalizada.
A EMEF está recebendo uma intervenção estrutural para ampliação da cozinha e reforma dos banheiros, mas já teve toda a área livre revitalizada e pintura completa do prédio, além de receber um laboratório de informática equipado com computadores e lousa digital.
Na parte pedagógica, os alunos serão contemplados com o Sistema SESI de Ensino, considerado hoje um dos melhores do País.
“Esta escola está recebendo um projeto maravilhoso, que é o atendimento ao aluno do Ensino Fundamental de forma integrada ao Programa de Educação Complementar, ou seja, ele passa o dia todo aqui participando das aulas do ensino regular e de diversas áreas do conhecimento, como artes visuais, música, dança e tecnologia da informação e da comunicação”, falou Marcelo.
“Este é um projeto de extrema importância para a cidade, que muito contribui para o desenvolvimento social das famílias, uma vez que as mães poderão trabalhar tranquilas, sabendo que seu filho estará sendo bem cuidado, com merenda saudável e a qualidade da educação que é de se orgulhar. No que depender de nós e com o apoio das famílias, esta escola será exemplo e o projeto será expandido”, afirmou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz (Boi), parabenizou o prefeito pelo “dinamismo e profissionalismo da equipe”. “Só de entrar na escola já da para perceber que os índices que Araraquara mantém em qualidade da educação, a frente de quase seis mil municípios, são reflexos do que vemos no dia-a-dia, do olhar diferenciado do prefeito e da sua equipe de profissionais dentro das escolas”, destacou o vereador.
O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), ressaltou a mudança da escola, que durou 30 dias. “O prefeito Marcelo está investindo aqui mais de R$ 20 mil, contemplando não só a reforma física, mas também os profissionais e principalmente os alunos, que receberão material escolar, livros do SESI e uniformes, gratuitamente, além de todas as vantagens de uma escola de tempo integral”, afirmou Nino.
A diretora da EMEF, Rosane de Araújo, apresentou o projeto pedagógico, estrutural e de pessoal aos pais. Ela explicou também o cronograma e destacou que “foi elaborado de modo a garantir a todos os alunos uma base comum e uma grade diversificada baseado no sistema ‘cuidar-educar’ pedagógico”.
As aulas da EMEF de tempo integral começam na próxima segunda-feira (6). A escola receberá 200 alunos do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental.