Nação Quilombola abre o baú de Monteiro Lobato

07/02/2012 - 02h02

Quinta escola a desfilar no Grupo A, no sábado de Carnaval, dia 18, o Grêmio Recreativo Esportivo Social e Cultural Nação Quilombola abrirá o baú de Monteiro Lobato para enaltecer em alto astral, na passarela do samba, o Sítio do Pica Pau Amarelo.
A comissão de frente virá com o baú do escritor, uma ala com 40 crianças vestirá os figurinos de Pedrinho e Narizinho. A Cuca será destaque num dos três carros alegóricos, adianta o presidente Iracídio Stefanini Borges, o Irá, que fundou a Escola em 20 de novembro de 2004. “Outros detalhes só serão revelados no desfile”, acrescenta.
O enredo Nação Quilombola em alto astral faz carnaval no Sítio do Pica Pau Amarelo é de autoria do próprio presidente em parceria com o amigo Júlio Carioca. “Curti o Sítio na infância de meus filhos e nossa escola tem como objetivo resgatar grandes temas brasileiros. Aliás, nossa escola tem suas origens nas Oficinas Culturais da ONG Fonte”, conta Irá, durante o evento Samba nas Escolas, realizado no domingo (5).
A secretária de Cultura, Euzânia Andrade, cantou o samba enredo com a comunidade e reverenciou o pavilhão vermelho, preto e dourado da Quilombola.
“A Nação Quilombola tem realizado grandes desfiles, proporcionando ao público cultura e alegria. E este ano as crianças serão contempladas com a arte de Monteiro Lobato, retratada no Sítio do Pica Pau”, enfatizou a secretária.
O presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz, o Boi, ressaltou o trabalho sério da comunidade Quilombola. “Tenho orgulho dessa comunidade que proporciona ações culturais, sociais e esportivas e fortalece a integração dos moradores do Jardim América”, disse Boi.
Além da apresentação do enredo, show com o grupo Samba DuBom, exibição do mestre sala e porta bandeira, a Nação Quilombola elegeu a rainha da bateria, Ingrid Paola Braz, de 15 anos. “Desde pequena acompanho meus pais e irmãos nas rodas de samba. Pretendo participar do concurso da Corte Real do Carnaval no próximo ano”, disse Ingrid, aluna formada na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. 

Grandes Momentos

Campeã do Grupo B em 2006, a escola subiu e permanece intocável no Grupo A. Outro grande momento, recorda Irá, foi o título  do Grupo A de 2007 com o tema Baile do Carmo. “Apesar de quatro vices consecutivos (2008, 2009, 2010 e 2011) nossa escola só quer fazer um Carnaval com qualidade e amor pelo trabalho. Ser campeão não é o principal objetivo e sim ter orgulho de nossa apresentação”, diz o presidente Irá, que comandará a escola com a esposa Regina e os filhos Maira e Mateus, responsáveis pela harmonia. 

Ensaios
Os ensaios da Nação Quilombola ocorrem às terças-feiras, quintas-feiras e aos domingos,a partir das 19h, na Avenida América, 128, no Jardim América. Os interessados em participar ou colaborar com a escola podem comparecer aos ensaios ou obterem mais informações pelo telefone 8146-6362.

Confira o enredo da Nação Quilombola

Quilombola em alto astral faz Carnaval no Sítio do Pica Pau Autores: Irá e Júlio Carioca 
Estamos juntos no toque da bateria
Nossa pegada não tem truque, é real!
Quilombo representa o pelotão da alegria
Nossa missão é levantar o seu astral
Vem com a gente pro mundo da fantasia, do carnaval
Minha Nação Quilombola incorpora a história do Sítio do Pica Pau


João Bento Nonato Monteiro Lobato menino escritor, sonhador!
Pouca idade ele tinha e já encantava... com contos de carochinha
Na biblioteca espaçosa do avô, criou!
Um mundo imaginário
Que conquistou gerações e o tempo eternizou


Tem boneca de pano, Emília! Tem sabugo de milho, Visconde!
Olha o burro falante, veja só, caiu na folia o porco rabicó


Tem Curupira, Tem Boitatá!
Menina Lúcia do nariz arrebitado, cuidado!
A Cuca pode te pegar
Pedrinho cai no samba com o Saci
Tio Barnabé, Zé Carijó, só alegria!
Tia Anastácia, Dona Benta a sorrir
No pó do Pirlim pim pim!
Rumo ao mundo da magia Estamos juntos na toque da bateria...