Matrículas da Unesp começam nesta terça-feira

08/02/2012 - 00h39

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) receberá nesta terça-feira (8/2) e quinta-feira (9/2) as matrículas dos aprovados no Vestibular 2012. A instituição convocou 6.629 candidatos para ingresso em seus 156 cursos disponíveis no exame deste ano. O resultado pode ser conferido nos sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. 
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 9 às 18 horas, o candidato convocado para matrícula deverá comparecer à seção de graduação da unidade onde funciona o curso para o qual se inscreveu, portando duas fotos recentes 3X4 e duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais de cada um dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, certificado que comprove estar em dia com o serviço militar (pessoas do sexo masculino), título de eleitor (para maiores de 18 anos), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro, histórico escolar completo do nível médio e certificado de conclusão do ensino médio.
Os 24.314 candidatos constantes da lista de espera deverão confirmar interesse por eventual vaga remanescente, das 10 horas de 8 de fevereiro até as 17 horas do dia 10 do mesmo mês, por meio do site da Vunesp Quem não declarar interesse estará automaticamente excluído de qualquer convocação posterior.
Segundo Elias José Simon, diretor-presidente da Vunesp, “a expectativa é de que a maioria das matrículas aconteça logo nos dias 8 e 9, dada a importância que os vestibulandos têm dado à Unesp e ao fato de virem a morar em cidades com boa qualidade de vida no interior paulista”.
A segunda chamada será divulgada em 14 de fevereiro, nos sites da Unesp e da Vunesp. Os convocados nesta lista deverão se matricular no dia 17. O calendário completo de chamadas posteriores pode ser consultado no Manual do Candidato, disponível para consulta nos sites mencionados acima.
Os cursos disponíveis no Vestibular 2012 são para unidades na capital (144 vagas) e em Araçatuba (155), Araraquara (775), Assis (405), Bauru (995), Botucatu (550), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (40), Jaboticabal (280), Marília (475), Presidente Prudente (640), Rio Claro (490), Rosana (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (80), São Vicente (40) e Tupã (80). 

Disque Trote 

A Unesp proibiu o trote em toda a instituição por meio de uma resolução de 1999. Leis estaduais e federais posteriores também tornaram o trote ilegal e obrigam as universidades a punir os alunos infratores. 
As unidades da Unesp organizam todos os anos atividades de recepções aos calouros e incentivam ações recreativas e comunitárias, como doação de sangue e alimentos e plantação de mudas, o chamado “trote solidário”. 
Caso algum estudante vivencie ou testemunhe uma situação de violência ou constrangimento ilegal, pode procurar orientação e fazer uma denúncia diretamente para o vice-diretor de cada unidade.