Revitalização da 7 de Setembro: Lucas Greco quer pressa

08/02/2012 - 00h43

O processo de revitalização da Avenida 7 de  Setembro foi colocado na pauta de discussão na noite de segunda-feira, 06, na sede do SINCOMERCIO, Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara. A reunião contou com a presença dos vereadores Lucas Grecco (PMDB), Marcia Lia (PT), Elias Chediek (PMDB), secretaria Alessandra de Lima, do Desenvolvimento Urbano, presidente Antonio Deliza, SINCOMERCIO, presidente Renato Haddad, da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araraquara e Edson Cassault, Câmara dos Dirigentes Lojistas.
Coube à secretaria Alessandra fazer a amostragem do projeto elaborado pela municipalidade que partindo de três eixos, construiu a perspectiva de mudanças que contemplam principalmente, aliadas ao embelezamento urbano, o tripé – segurança/mobilidade/tráfego. Em tese, o projeto “busca investir o dinheiro da melhor maneira possível”, na ótica do presidente Haddad.
A motivação da revitalização visualiza uma nova dinâmica na artéria que se constituiu outrora na principal ligação entre a área rural e a região central de Araraquara, por lá circulando proprietários e moradores de sítios e fazendas, além de distritos e cidades vizinhas. 
Quando da duplicação da rodovia Washington Luiz certamente os empresários instalados na 7 de Setembro não foram ouvidos com relação ao trevo de acesso a cidade, e este construído obstruiu de forma contundente, embora não física, a ligação. Com o passar dos anos, como afirmam alguns comerciantes, a Avenida 7 envelheceu, e foi abandonada.
Acenou a secretaria Alessandra, através do projeto da municipalidade a ser discutido com a reforma do leito carroçável, não desprezando o bloco sextavado, novo piso na calçada, baias de estacionamento, troca das antigas placas de sinalização, colocação de lixeiras, e bancos, além da acessibilidade.
Para o vereador Lucas Grecco a inversão da mão de direção no momento não é favorável pelo montante financeiro. “A base é a revitalização para fomentar o mercado consumidor, importante saber administrar o dinheiro, importante iniciar a revitalização, colocar o bonde para andar, inclusive porque a verba de cerca de setecentos mil reais pode perder-se se prazos não forem cumpridos”.
A vereadora Marcia Lia considerou que pensar na revitalização da Avenida 7 é mexer com a emoção, mas levantou a necessidade e importância de pensar no subsolo “onde tudo é muito antigo, como a tubulação do Departamento Autônomo de Água e Esgoto. É preciso fazer uma leitura da situação, e não obstante seja pouco, o recurso é o que temos”.
A necessidade de a Prefeitura estudar com o DAAE a infiltração de água foi defendida pelo vereador Elias Chediek que deu seu quinhão de colaboração no processo de revitalização deixando claro ser ponto pacífico a não inversão da mão de direção “quem tiver que investir, vai investir do jeito que tá”.
Uma observação importante de Edson Cassault foi com relação à pavimentação de sextavados. Quando muitos acenam que a recolocação dos blocos é impossível, ele lembrou ser necessário apenas entregar o serviço a um profissional experiente, citando o “Geada” (Benedito dos Santos) que entre outros trabalhos, executou o piso do calçadão de Copacabana. “Geada” também deu notável contribuição no projeto paisagístico araraquarense por saber como ninguém exercer seu ofício, que resume em uma frase “sentar pedra”.