7 de Setembro volta a ser tema de debate entre prefeitura e comerciantes

Proposta de revitalização apresentada pela atual administração é aprovada pela maioria dos envolvidos nas discussões

08/02/2012 - 00h44

O novo debate sobre a Avenida Sete de Setembro, realizado na noite de segunda-feira (7), na sede do Sincomércio – Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara – sinalizou que a primeira proposta  de melhorias apresentada pela Prefeitura, no final de janeiro, vai ao encontro dos anseios da maioria dos comerciantes e moradores da tradicional via comercial da cidade. 
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Alessandra de Lima, a partir deste diagnóstico, a Prefeitura deverá avançar nas discussões para a apresentação do projeto de revitalização da Sete de Setembro. 
As principais mudanças sugeridas incluem o alargamento da calçada em alguns trechos, melhorias na sinalização vertical e horizontal, baias para ônibus para melhor fluidez do trânsito, arborização em alguns pontos, colocação de lixeiras e a possibilidade da troca do piso. 
A Prefeitura dispõe de R$ 845 mil para realizar estas melhorias - cerca de R$ 730 mil obtidos junto ao Ministério do Turismo com apoio do Deputado Estadual Edinho Silva. 
“A Sete de Setembro é uma via histórica, de grande potencial econômico e por isso estamos empenhados em melhorar este patrimônio de Araraquara”, enfatiza o prefeito Marcelo Barbieri, que liderou a primeira reunião sobre o tema, no dia 25 de janeiro, no 6º andar do Paço Municipal.

Consenso

Além de lojistas e de moradores da Sete de Setembro, também o presidente do Sincomércio, Antonio Deliza Neto, o presidente da Acia - Associação Comercial e Industrial de Araraquara -, Renato Haddad, e representantes da Câmara Municipal concordam com a proposta da Prefeitura em otimizar os recursos disponíveis para a revitalização. 
Ainda segundo Alessandra de Lima a importância da Sete de Setembro para o município justifica a apresentação dos estudos, já que a via é considerada, há décadas, um importante corredor comercial, inclusive de gastronomia. 
Durante os debates, Alessandra estava acompanhada do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros; da gerente da Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Marcela Virgílio Raimundo; e da gerente de Conservação de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Débora Carvalho. 
“Queremos uma revitalização que siga as necessidades dos comerciantes. Por isso precisamos levar esta discussão aos que vivenciam o dia a dia no local”, enfatiza o prefeito Marcelo, que havia sugerido a reunião no Sindcomércio. 
Também o Senac apresentou, no mês passado, o projeto ‘Novos Centros’, estudo realizado em parceria entre Prefeitura, Sebrae-SP, Acia, Sincomércio, Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurante, Bares e Similares da Região de Araraquara) e Câmara de Dirigentes Lojistas, que contém diversas sugestões para o setor, inclusive sobre a revitalização de corredores comerciais.