Aeroportos de Araraquara e São Carlos registraram aumento de 7% no fluxo de passageiros em 2011

Maior aumento percentual foi registrado no aeroporto de Araraquara, por onde passaram 15 mil pessoas

08/02/2012 - 00h49

Levantamento da Investe São Paulo mostra que mais de 15,9 mil passageiros embarcaram e desembarcaram, no ano passado, nos aeroportos de Araraquara e São Carlos. Em Araraquara, houve um aumento de 22% no fluxo de passageiros em relação a 2010. Embarcaram e desembarcaram no aeroporto estadual Bartolomeu de Gusmão, 15 mil pessoas, o que fez a cidade ocupar a 15ª colocação no ranking de passageiros em voos domésticos nos aeroportos de todo o Estado de São Paulo. Já no aeroporto de São Carlos, o fluxo foi de 921 pessoas.
Segundo o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, a necessidade de se ampliar a infraestrutura existente para atender à crescente demanda nos aeroportos regionais é uma excelente oportunidade de negócio para os empresários. “Com a criação da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada, MIP, abrem-se oportunidades para que os investidores façam sugestões de novos projetos ao Governo do Estado, por meio do estabelecimento de parceiras público-privadas”, explica o presidente da Investe SP.
Criada em outubro de 2011, a MIP possibilita que qualquer pessoa possa apresentar ao Estado um projeto de investimento em diversos setores. “Para o Governo, essa é uma forma rápida e econômica de atrair investidores nacionais e estrangeiros para os empreendimentos que são de interesse do Estado, tal como a ampliação e adequação dos aeroportos”, ressalta Almeida.
Em outubro do ano passado, foi anunciado um pacote de obras no aeroporto de Araraquara, no valor de R$ 9 milhões. As melhorias abrangem a construção de um novo terminal de passageiros, implantação de estacionamento de veículos, sistema viário e adequação da pista de rolamento.


Aumento no transporte de carga aérea


Além do aumento no fluxo de passageiros, também houve aumento na carga aérea transportada em 2011 nos aeroportos paulistas. 
Responsáveis por 73% da carga aérea internacional transportada no Brasil em 2011, os aeroportos do Estado administrados pela Infraero apresentaram um aumento no fluxo de carga aérea internacional de 16%, totalizando 562 mil toneladas transportadas. 
Em segundo lugar, aparece o Estado do Rio de Janeiro, com 85 mil toneladas, seguido do Amazonas, com 58 mil toneladas. 
Em relação ao transporte de cargas domésticas, os destaques foram os aeroportos de Guarulhos, São Paulo, Campinas, Bauru/Arealva e Ribeirão Preto.