Superliga masculina 11/12: RJX e Cimed/SKY fazem grande jogo e time carioca fica com a vitória

Em casa, equipe de Marlon, Theo, Dante e Lucão venceu por 3 sets a 2. Com resultados da rodada, Sesi-SP assumiu a liderança

09/02/2012 - 03h13

No encontro de vários jogadores de seleção brasileira, melhor para o RJX de Marlon, Dante, Théo e Lucão. Nesta quarta-feira (08), a equipe carioca venceu a Cimed/SKY, de Bruninho e Gustavo, por 3 sets a 2 (25/23, 25/22, 18/25, 24/26 e 15/12), em 2h09. A partida foi válida pela quarta rodada do returno da Superliga masculina de vôlei 11/12.
O ponteiro Dante brilhou e ajudou o RJX a conseguir a importante vitória. O atacante foi o maior pontuador da partida, com 19 acertos, e ainda recebeu o Troféu VivaVôlei após ser considerado o melhor do jogo. O oposto Rivaldo se destacou pela Cimed/SKY e também marcou 19 pontos.
Dante ressaltou a evolução da equipe carioca. "Foi um bom jogo. O campeonato está muito equilibrado. Conseguimos vencer a equipe que estava na liderança e que não perdia há cinco jogos. Estamos evoluindo e ganhando conjunto. 
Começamos muito bem, mas caímos um pouco no terceiro e quarto sets. Fico feliz pelo prêmio, mas o voleibol é um esporte de conjunto", disse Dante.
O ponteiro do RJX destacou as cinco últimas vitórias da Cimed/SKY, sobre UFJF, BMG/São Bernardo, Londrina/Sercomtel, Medley/Campinas e BMG/Montes Claros, conquistadas desde que o técnico Douglas Chiarotti assumiu o comando do time catarinense no lugar de Marcos Pacheco.
O treinador do RJX, Marcos Miranda, também abordou o crescimento do time. "Ao longo do primeiro turno perdemos algumas partidas em que oscilamos muito. Hoje também tivemos altos e baixos, mas a equipe mostrou força no quinto set. Isso prova que estamos evoluindo", afirmou Marcão.
Pelo lado da Cimed/SKY, o central Gustavo, que entrou durante a partida e não saiu mais, falou sobre a sua retomada aos jogos depois de se recuperar de lesão.
"O jogo foi muito disputado. Cometemos muitos erros de saque, o que não pode acontecer. Conseguimos buscar a partida, mas perdemos algumas chances no quinto set. Ainda preciso de ritmo de jogo, mas foi bom voltar a atuar mais ao longo da partida. Agora é treinar cada vez mais para ajudar a equipe", disse Gustavo.
As equipes carioca e catarinense voltam à quadra pela quinta rodada do returno em dias diferentes. Na sexta-feira (10), a Cimed/SKY enfrentará o Vivo/Minas (MG) às 21h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). O Sportv transmitirá o confronto. Já o RJX receberá a UFJF no SÁBADO (11.02), às 18h, no ginásio do Maracnãzinho, no Rio de Janeiro (RJ).

Sesi-SP assume a liderança

Com os resultados desta quarta-feira, o Sesi-SP, que venceu o BMG/São Bernardo na abertura da rodada, na terça-feira (07), assumiu a liderança do campeonato, com 34 pontos. O Vôlei Futuro ocupa a segunda colocação e a Cimed/SKY está em terceiro lugar. O RJX é o sexto colocado na tabela.


O JOGO

A Cimed/SKY começou melhor a partida. Com ponto de bloqueio do central Éder sobre um ataque de Riad, o time catarinense abriu 4/1. No primeiro tempo técnico, a equipe catarinense manteve a vantagem de três pontos (8/5). A parada fez bem para o time da casa. O ponteiro Dante conseguiu um ponto de bloqueio simples, e os cariocas empataram o set (8/8). A parcial seguiu disputada ponto a ponto. O RJX foi para o segundo tempo técnico na liderança (16/14). Em boa sequência de saques de Bruninho, a diferença caiu para um ponto em favor dos cariocas (22/21). No entanto, o RJX conteve a reação dos catarinenses e fechou o primeiro set por 25/23, em ponto de contra-ataque do oposto Theo. 
A Cimed/SKY voltou para o segundo set disposta a mudar a situação do jogo e abriu 3/0. Com três pontos seguidos do ponteiro Lipe, o RJX empatou (5/5). As equipes se alternavam na liderança do placar. Com um belo contra-ataque de Theo, os cariocas foram para o segundo tempo técnico na liderança (16/14). O técnico Douglas Chiarotti, da Cimed/SKY, trocou os centrais e colocou Gustavo no lugar de Eder. A substituição fez efeito e os catarinenses empataram em 18/18. No final, os donos da casa cresceram e fecharam o segundo set por 25/22. 
O início do terceiro foi marcado pelo equilíbrio. A Cimed/SKY foi para a primeira parada técnica com dois pontos de vantagem (8/6). O levantador Marlon fez um ace e os cariocas empataram (8/8). A partir deste momento, o volume de jogo da Cimed/SKY apareceu. Com bons saques e contra-ataques, os catarinenses abriram seis (14/8). Os cariocas encostaram no marcador no final da parcial, mas os catarinenses fecharam o set por 25/18. 
O RJX abriu dois pontos no início do quarto set (8/6). Com boa sequência de saques de Bruninho, a Cimed/SKY empatou o marcador (15/15). O ponteiro Dante conseguiu um belo contra-ataque e a diferença voltou a ser de dois pontos para os cariocas (18/16). O jogo cresceu em emoção. Com dois pontos de bloqueio, a Cimed/SKY virou o marcador (22/21). Com um final disputado ponto a ponto, os catarinenses empataram a partida ao vencerem o quarto set por 26/24.
O RJX voltou melhor no quinto set e abriu dois pontos de vantagem (4/2). Com uma boa sequência de saques de João Paulo Tavares, a Cimed/SKY empatou (5/5). O bloqueio do RJX voltou a funcionar e os cariocas abriram três (10/7). A diferença foi mantida até o final e o RJX venceu o set por 15/12 e o jogo por 3 sets a 2.

Volta Redonda vence UFJF em jogo equilibrado

A UFJF (MG) jogou no ginásio Tupinambás, em Juiz de Fora (MG), a torcida compareceu, apoiou, mas a equipe não conseguiu fazer valer a vantagem de estar em casa. Nesta QUARTA-FEIRA (08.02), o Volta Redonda fez um jogo equilibrado e venceu por 3 sets a 2 (25/19, 24/26, 26/28, 30/28 e 15/9). A partida, válida pela quarta rodada do returno da Superliga masculina de vôlei 11/12, teve 2h21 de duração.
O central do Volta Redonda, Mudo, entrou durante o jogo e teve atuação de destaque. Por isso, o jogador saiu de quadra como o melhor do confronto e dono do Troféu Viva Vôlei. Já o oposto da UFJF, Pedrinho, foi o maior pontuador da partida. O atacante saiu de quadra com 29 acertos.
O ponteiro, Ezinho, um dos jogadores mais experientes do time vencedor, falou sobre a partida. "Durante o jogo, tivemos muitos altos e baixos. As duas equipes erraram muito, mas o fator predominante para a vitória foi o nosso sistema defensivo. O time todo está de parabéns e, daqui para frente, a gente só tem a crescer", disse Ezinho.

Outros três jogos complementam a rodada

A Medley/Campinas (SP) recebeu o Vôlei Futuro (SP) e quase conseguiu uma vitória diante da torcida, no ginásio do Taquaral, em Campinas (SP). No final, melhor para a equipe de Araçatuba, que venceu por 3 sets a 2, de virada (23/25, 25/22, 25/19, 22/25 e 15/11), em 2h10 de jogo. Dois destaques do Vôlei Futuro: o ponteiro Piá, que recebeu o Troféu VivaVôlei, de melhor da partida, e o oposto Lorena, maior pontuador do confronto, com 23 acertos.
Em casa, o Londrina/Sercomtel (PR) venceu o primeiro set, mas permitiu a virada do Sada Cruzeiro (MG), que venceu por 3 sets a 1 (23/25, 25/17, 25/22 e 25/20). O jogo teve o central Douglas, do time mineiro, como destaque. O jogador foi eleito o melhor da partida, que teve 1h49 de duração. Já o oposto Wallace, também do Sada Cruzeiro, foi quem mais pontuou no confronto. O atacante marcou 20 vezes.
O Vivo/Minas (MG) venceu o BMG/Montes Claros (MG) por 3 sets a 1 (25/19, 25/20, 23/25 e 25/18), em 2h55 de partida realizada no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG). A partida teve o destaque do ponteiro do time de Belo Horizonte, Manius, que ficou com o Troféu VivaVôlei. Já o oposto do BMG/Montes Claros, Tuba, não evitou a derrota do time, mas saiu de quadra como maior pontuador, com 18 acertos.
Na abertura da rodada, na terça-feira (7), o Sesi-SP venceu o BMG/São Bernardo por 3 sets a 1 (25/20, 19/25, 27/25 e 25/23), em 1h53 de jogo. O ponteiro do time da capital paulista, Léo Mineiro, ficou com o Troféu VivaVôlei. O ponteiro da equipe do ABC Paulista, Rogério Mineiro, foi o maior pontuador do jogo, com 21 acertos.

EQUIPES

RJX - Marlon, Theo, Lucão, Riad, Lipe e Dante. Líbero: Alan
Técnico - Marcos Miranda
Entraram: Guilherme, Da Silva, Ualas
CIMED/SKY - Bruno, Rivaldo, Éder, Felizardo, Renato e João Paulo Tavares. Líbero: Thales
Técnico - Douglas Chiarotti
Entraram: Murilo, Gustavo, Badá, Kaio e Léo