09/02/2012 - 03h49
Na noite de terça-feira (7), o prefeito Marcelo Barbieri comandou mais uma reunião do Conselho Diretor Fundação Municipal Irene Siqueira Alves ‘Vovó Mocinha’ - Maternidade Gota de Leite de Araraquara (FunGota-Araraquara).
No encontro, a secretária de Saúde e vice-presidente da FunGota, Dra. Regina Barbieri Ferreira, e o superintendente da Fundação, Dr. Anuar Lauar, informaram que o Conselho Gestor da Região Central, do qual participam os secretários de Saúde de oito cidades pertencentes ao Departamento Regional de Saúde - DRS III Araraquara, aprovou a implantação da Maternidade Gota de Leite por meio da FunGota.
“A aceitação do nosso projeto foi excelente, pois está alinhado com a nova proposta defendida pelo Governo Federal com a Rede Cegonha, em incentivar e priorizar o parto normal assistido, com acolhimento e atenção à gestante e ao bebê”, explicou a secretária.
“Estamos na fase de homologação da Gota de Leite pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e manifestações como a do Conselho nos mostram que estamos na direção certa, a de tornar a Maternidade um modelo regional”, argumentou o prefeito Marcelo.
A próxima etapa será a apresentação da Maternidade à Rede de Atenção à Saúde (RAS) ligada ao Ministério da Saúde e composta pelas cidades de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, além de Araraquara. Após ser submetida à análise da RAS, o projeto da Gota segue para a aprovação em Brasília.
“A Gota de Leite vem para melhorar a qualidade no tratamento às gestantes e ao bebê. Será um incentivo à vida, com o fortalecimento do parto humanizado e assistido e, claro, com toda a estrutura necessária para acolher mãe e filho, inclusive em partos de risco, com o apoio da UTI neonatal, que será instalada na Maternidade”, avaliou o prefeito.
Também foi deliberada no encontro, a criação dos cargos de superintendente e de coordenadores técnico; administrativo e financeiro. A lei será encaminhada para aprovação na próxima sessão da Câmara Municipal.
Inauguração
Durante a reunião, o prefeito confirmou a inauguração da Maternidade Gota de Leite para o dia 8 de março. Segundo Marcelo, neste momento, estão sendo finalizadas as melhorias estruturais no prédio histórico da Gota de Leite, que irá abrigar a administração da FunGota.
A nova Gota propõe a humanização no atendimento a gestantes e bebês. A estrutura para acolhimento das mulheres terá salas de parto; de exames; consultórios; lactário; quartos; berçários; elevadores; recuperação; centro cirúrgico; UTI neonatal e materna, entre outras dependências.
“Estamos cuidando para que a Gota de Leite seja um ambiente agradável, onde as gestantes sintam-se bem e sejam bem tratadas”, reforçou o prefeito.
Na Maternidade também funcionará os Ambulatórios Municipais de Saúde da Mulher e de Gravidez Alto Risco, além do Cedip - Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce.