Prefeitura organiza ações sociais, culturais e esportivas no Residencial dos Oitis

10/02/2012 - 02h23

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, organizará, com o apoio de várias secretarias municipais, entidades civis, e órgãos públicos estaduais de segurança, ações sociais, esportivas, culturais e medidas de segurança no Residencial dos Oitis, na região sudeste.

Durante reunião realizada na quarta-feira (9), no Centro de Educação e Recreação Maria José Pahim Porciúncula, no Jardim Iguatemi, liderada pelo secretário da Pasta Social, José Carlos Porsani, um diagnóstico preliminar sobre o impacto da ocupação de 256 famílias no Oitis foi analisado no âmbito municipal e estadual.

Para o secretário Porsani, o maior problema é a falta de gerenciamento do condomínio vertical e o compartilhamento das áreas comuns no entorno dos blocos. “Temos uma população de 1.000 pessoas que nunca moraram em apartamentos e não estão acostumadas com as regras do regimento interno do condomínio. Seguindo orientação do prefeito Marcelo Barbieri, vamos implantar atividades esportivas, culturais, sociais e colaborar com a administração do condomínio”, afirmou o secretário.

Porsani acrescentou que duas assistentes sociais estão visitando as famílias e colhendo dados para um mapeamento social que será útil para encaminhamentos para atividades esportivas, culturais e também para um recadastramento nos programas de benefícios, como o Bolsa Família e Renda Cidadã. “O índice de famílias beneficiadas é alto e para receber o benefício é fundamental que as crianças e adolescentes estejam freqüentando as aulas”.

A implantação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Iguatemi, anunciado pelo prefeito Marcelo Barbieri na plenária do OP, está em andamento com a formação da equipe de profissionais e a Secretaria Social procura um prédio ou uma casa para locação. “O CRAS além de atender os bairros da região sudeste será um suporte social para os novos moradores do Oitis”, afirmou Porsani.
 
O secretário de Habitação, Leandro Guidolin, ressaltou que “o Residencial dos Oitis é um programa federal do Minha Casa, Minha Vida, destinado às famílias de 0 a 3 salários mínimos e que, agora após a ocupação, é necessária a união de todas as secretarias para ajudar na organização da vida comunitária das famílias”.

Na área de convivência, os jovens terão aulas de capoeira ou dança de rua, garantiu o representante da Cultura, Pedro Vono. Outra atividade que será implantada em breve são as aulas de futsal, na quadra do condomínio, explanou o representante da Secretaria de Esporte e Lazer, Sérgio Bergantin.   

O delegado do 4º Distrito Policial, Antonio Luiz de Andrade, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Carlos Henrique de Abreu, manifestaram preocupação com o possível aliciamento de menores no envolvimento com drogas e se colocaram à disposição para medidas de prevenção e proteção antidrogas.

A próxima reunião do grupo de apoio formado pelas secretarias municipais, entidades sociais e órgãos públicos de segurança será com a diretoria do Condomínio dos Oitis para a aplicação de medidas práticas elaboradas a partir de diagnósticos de campo.