Evento realizado em Araraquara tem como objetivo estimular a participação popular no controle da gestão pública
11/02/2012 - 02h44
Na terça-feira (14), Araraquara receberá a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial, que discutirá o tema "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública".
A Consocial tem como presidente o secretário municipal de Governo, Luiz Zaccarelli, que nomeou uma Comissão Organizadora Municipal – COMU, como responsável pela preparação da Conferência.
A COMU reuniu-se nas últimas semanas para acertar os detalhes finais da realização do evento. “Nos encontros definimos fatores importantes como a dinâmica, o cronograma e a coordenação das temáticas da Conferência”, destaca o coordenador da COMU, Márcio Servino.
Segundo o coordenador, o objetivo principal da Consocial é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública.
“Nossa expectativa é bastante positiva quanto a participação popular, já que nas reuniões preparatórias com diferentes setores da sociedade, percebemos um grande interesse pelo tema do evento”, ressalta Servino.
Programação
A 1ª Consocial será realizada no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, e as inscrições serão feitas no local, a partir das 8h.
No período da manhã serão apresentadas duas palestras, sendo a primeira ministrada pelo presidente da Corregedoria do Estado de São Paulo, Dr. Gustavo Ungaro, e a outra pelo coordenador executivo de Administração da Prefeitura de Araraquara, Paulo Dimas.
A partir das 13h, os participantes serão divididos em grupos de discussão e abordarão os quatro eixos norteadores da Conferência: Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
Ao final das discussões em grupo, serão definidas as propostas que os delegados eleitos na Conferência em Araraquara levarão para os próximos encontros em âmbitos estadual e federal.
“Convidamos toda a sociedade para participar, em especial, ONGs e entidades. Esse é um momento importante para a elaboração de propostas para o aprimoramento do exercício da transparência e controle social”, reforça Márcio Servino.
A comissão organizadora destaca ainda que a Consocial terá documentos em Braile e contará com a presença de uma professora de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para que o evento seja totalmente inclusivo e possibilite a participação de todos.