Edinho defende Fórum de Debates sobre Reforma Política na Assembleia

Edinho falou sobre a posição do seu partido com relação à Reforma Política

29/04/2011 - 04h47

O deputado estadual, Edinho Silva, presidente do PT do estado de São Paulo, ao ocupar a Tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de quarta-feira, dia 27, propôs à Mesa Diretora a criação de um Fórum para discussão sobre Reforma Política. Na sua avaliação, essa é a grande agenda nacional e o Parlamento Paulista pode contribuir com diversas iniciativas, inclusive sinalizando para Câmaras, entidades e instituições sobre a importância do debate.
Edinho falou sobre a posição do seu partido com relação à Reforma Política e disse que o tema será prioridade da Direção Nacional do PT durante reunião que ocorre na próxima sexta-feira, dia 29, em Brasília. “Certamente essa é uma das Reformas mais importantes da história recente do nosso país. 
Ela é fundamental para que possamos mudar as regras da governabilidade, enfrentar de frente os debates que muitas vezes são feitos de forma oportunista”, ressaltou.
Para o deputado, a Constituição de 88 significou um marco para construção da democracia brasileira, para a reconstrução do Estado e das regras que estabeleceram as políticas públicas até este momento. Entretanto, o país passou por profundas transformações sociais e econômicas no último período em razão das iniciativas do Governo Lula e, por isso, há necessidade de novas regras de governabilidade. “Nós somos hoje um país que é referência não só para a consolidação democrática, mas de crescimento econômico com distribuição de renda e justiça social. Esse país precisa de um novo modelo de Estado que sustente esse crescimento e o consolide como uma potência. Precisamos de uma reforma política que esteja em sintonia com esse momento econômico e social que estamos vivendo no Brasil”.  
O PT, segundo ele, defende o financiamento público de campanha, como forma de acabar com a relação entre o público e o privado. Ele entende que o modelo atual, com doações privadas, cria uma relação nociva entre candidato e doador. O financiamento público daria mais transparência e também seria mais justo, na medida em que estabeleceria a equivalência de oportunidades aos concorrentes. 
“Defendemos ainda a fidelidade partidária e o voto em lista”, acrescentou. 
A Reforma Tributária também esteve presente na fala do deputado. “Temos que fazer com que esse país desonere a produção, os salários e sinalize para um modelo de crescimento que seja mais justo”.
Segundo ele, as medidas que o Governo Dilma tem tomado em relação ao processo inflacionário devem estar na pauta da reunião do Diretório Nacional. A forma planejada e responsável de atuação do governo foi enaltecida por Edinho. 
“O Governo Dilma já disse que vai enfrentar e está enfrentando a inflação. Só que de uma maneira diferenciada. Temos que virar a página desse país quando, muitas vezes, quem pagava o preço do processo inflacionário eram os trabalhadores. As recessões geravam desempregos. As medidas que eram tomadas colocavam milhões de trabalhadores na rua. Nosso governo se preocupa com o processo inflacionário, mas se preocupa antes de tudo com os salários dos trabalhadores, com o crescimento econômico e justiça social, com o emprego que é o maior bem que uma família pode ter”.