14/02/2012 - 02h44
Oito vezes campeã do grupo de elite das escolas de samba e com um tricampeonato (80, 81 e 82) na bagagem, o Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Unidos da Morada do Sol homenageia o fundador Antônio Carlos Fonseca, o Carioca, no enredo deste ano.
Sexta e última escola a desfilar no sábado, dia 18, a escola está animada com a perspectiva de ser campeã. “Vamos brigar pelo título que não conseguimos desde 2006, ano em que a escola com o enredo do Sítio do Pica Pau, de autoria do Gallo, conquistou o título”, recorda Carioca, que completará 75 anos no próximo dia 7 de agosto.
Nascido no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, perto do campo do Flamengo RJ, Carioca é rubro negro de berço e Portela de coração. Comunicador e com espírito aventureiro conheceu o Brasil exercendo a profissão de camelô.
Em Araraquara, marcou época nos anos 70 vendendo produtos da Amazônia numa praça, já extinta, em frente ao Mercado Municipal. Usava cobras e animas exóticos para atingir a atenção do público e virou sinônimo de pessoa que fala muito -“Fala mais que o homem da cobra”.
Com sua arte de vender, o bem-estar, e a fibra da mulher Giomar, Carioca criou seis filhos e a família toda ajuda a manter a escola Unidos da Morada do Sol fundada em 1979, por ele e os amigos Pércio Damásio e Marinho Zampieri. Antes da Unidos, Carioca dirigiu por 4 anos a escola União Atlética Ferroviária.
Com raízes na Vila Xavier, a Unidos já teve sede na Associação Atlética Ferroviária e no União Skina. A atual quadra é em parceria com a Acaaar.
Bastidores
Segundo o diretor da comissão de frente, Salvado Luiz Spoto, da Morada do Sol, a escola pretende desfilar 250 integrantes e 4 carros alegóricos e 9 alas. O abre alas trará o Sol, símbolo maior da Unidos. No segundo carro o tema é o Carrossel Encantado, no terceiro virá uma Comitiva Real, da própria escola, reverenciando o Rei Momo Carioca, e no quarto o artista Sérgio Augusto mostrará uma fantasia inédita como destaque.
Ensaios
Os ensaios da Morada do Sol, na reta final para o desfile, acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, na sede da Acaaar, Avenida Paulo da Silveira Ferraz esquina com a Rua Bahia. Os interessados em participar ou colaborar obterão maisinformações pelo telefone 3337-6691, com Alexandre Fonseca.