14/02/2012 - 02h46
O prefeito Marcelo Barbieri visitou, na manhã dessa segunda-feira (10), uma das principais obras de seu governo: a ampliação e a reforma do prédio que vai abrigar a nova Maternidade Gota de Leite, que estão em ritmo acelerado, mesmo com as chuvas que têm atingido Araraquara nos últimos meses.
Para a ampliação da Maternidade, cujo acesso se dará pela Avenida Duque de Caxias, a Prefeitura está construindo um novo prédio com quatro pavimentos anexo ao já existente. A nova Maternidade vem com a proposta de humanização no atendimento a gestantes e bebês que, associada a modernos equipamentos, vai fazer desse projeto referência regional.
Serão instalados nestes pavimentos salas de esterilização, de embalagem, de estoque e distribuição, além de câmara fria, sanitários, rouparia, lavanderia, dormitórios para plantonistas e restaurante com terraço, entre outros serviços.
“Essa obra vem atender um pedido da população de Araraquara. Com a nova Maternidade Gota de Leite vamos humanizar o parto e dar um tratamento digno à gestante e à criança”, disse o prefeito Marcelo, que vistoriou as obras acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto.
Iniciada no segundo semestre de 2010, a nova ala da Maternidade tem investimento de R$ 1.126.546,98, a partir de convênios com o Ministério da Saúde e contrapartida da Prefeitura.
Reformas
Paralelamente à ampliação, o prédio onde funcionava a antiga Maternidade Gota de Leite também passa por obras de reformas e adequações.
Todos os pavimentos estão ganhando novas estruturas, como a troca de piso, de forro e esquadrias, além de uma reforma geral nas estruturas hidráulicas e elétricas.
Também será reformado o atual elevador e construído um segundo, do lado oposto. Na parte externa, entre outras obras de adequação, será construída guarita e um reservatório para lixo.
Nessas obras, que tiveram início no final de 2010, a Prefeitura está investindo R$ 1.528.788,63 em recursos do próprio município.
Para a secretária municipal da Saúde, Maria Regina Barbieri, além da proposta de humanização do parto, a nova Gota de Leite, que será inaugurada este ano, também visa a “diminuição dos índices de mortalidade infantil”.