O ex- atacante Rogério Delgado já foi apresentado ao elenco afeano e participou do ensaio desta segunda-feira, na Arena da Fonte
14/02/2012 - 02h48
Após o empate por 1 a 1 com o União Barbarense no sábado (11), em Araraquara, o elenco da Ferroviária se reapresentou nesta segunda-feira (13) à comissão técnica para a sequência das atividades, tendo em vista o compromisso desta quarta-feira, às 16 horas, frente ao Audax, no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo.
Pela manhã houve um treino físico para os atletas que não figuraram na partida contra o União, enquanto no período da tarde, o grupo trabalhou na Arena da Fonte. Na manhã desta terça-feira, no campo do Pinheirinho, acontecerá o apronto final do time, que ocupa a 14º colocação da Série A-2, com seis pontos. Após o almoço a delegação viaja para a capital paulista.
Reforço para a comissão
A novidade nesta segunda-feira ficou por conta da presença do auxiliar técnico Rogério Delgado, de 39 anos, que participou de maneira efetiva do treino. O ex-atacante, natural de São Paulo, iniciou sua carreira no Olímpia em 1992, tendo vestido posteriormente as camisas do Votuporanguense, Rio Branco, Francana, Santo André, Tubarão (SC), Mirassol, entre tantos outros, até encerrar a carreira no Nacional, em 2008, clube que entre idas e vindas, atuou durante seis temporadas.
Números e conquistas
Pelo time da capital, Delgado foi artilheiro da Série A-3 do Campeonato Paulista em 1999 e 2001, e da Copa Federação Paulista em 2002, além de conquistar o título da Série A3, em 2000. Ele foi o principal marcador da Série A-2 em 1996, pelo Olímpia, e do Campeonato Catarinense em 1998 com o Tubarão e novamente da Série A3, com o ECO-Osasco, em 2006. Em 1997, Rogério Delgado viveu um dos principais momentos como atleta profissional. Contratado junto ao Santo André, o ex-atleta marcou o gol do Mirassol na vitória de 1 a 0 contra o União Barbarense, resultado que garantiu o acesso e o título da equipe na Série A3 do Campeonato Paulista para a equipe interiorana.
Novas funções
Após mais de dez anos balançando as redes adversárias, Rogério aceitou o desafio de mudar de profissão e teve o primeiro trabalho como treinador no mesmo ano em que encerrou a carreira de atleta profissional. “Já estava com 35 anos e vivendo desde os 17 no futebol. Sempre planejei seguir com outras incumbências no futebol, e enquanto atleta fui me preparando pra isso. Só não esperava uma mudança tão rápida”, disse o novo auxiliar técnico da Ferroviária. Em 2008, Rogério precisava fazer uma cirurgia, motivada por lesão no púbis, contudo surgiu a oportunidade de ser técnico do Guarujá no mesmo período e ele aceitou o desafio, até porque calculava atuar apenas mais seis meses como jogador.
Ele dirigiu o Guarujá no Paulista da Segunda Divisão em 2008. No ano seguinte, foi auxiliar técnico de Candinho Farias no Osvaldo Cruz, temporada do acesso do clube para a Série A-2 do Campeonato Paulista e realizou em seguida trabalhos no Grêmio Osasco, Portuguesa Santista e São Judas, até chegar ao Guariba em 2011. “Havia sido jogador do Candinho e ele sempre falava que tinha perfil de auxiliar técnico e treinador, por ser observador, ter interesse em esquemas táticos. Como já pensava em atuar nessas funções, o incentivo de vários profissionais, culminou com a opção e a dedicação na nova empreitada”, disse o profissional, que em novembro de 2011 passou a fazer parte da comissão técnica de Ito Roque na Penapolense. “É uma história recente a parceria com o Ito. Pensamos futebol de uma forma bem semelhante e tenho grande admiração acerca dos seus conceitos, sobretudo na questão tática”, contou Delgado.
O novo técnico da Ferroviária não poupou elogios ao companheiro de trabalho. “A função de auxiliar técnico é preponderante para o desenvolvimento do planejamento. O Rogério é extremamente observador e tem uma privilegiada visão. Contribui tirando parâmetros do nosso time, bem como dos adversários”, salientou o treinador afeano.
O trio, formando por Rogério Delgado, Ito Roque e Erick Violla, buscará levar o time de Araraquara à fase seguinte do Estadual. “Estamos implantando nossa filosofia de trabalho e o grupo está contribuindo em demasia. Vamos explorar as virtudes e potencialidades dos atletas, a fim de somarmos os pontos necessários. A comissão técnica está engajada no propósito de obter a classificação”, ponderou Ito Roque.
Após enfrentar o Audax, fora de casa, nesta quarta-feira, a Locomotiva fará dois duelos na Arena. O time grená enfrenta o São Carlos no próximo sábado, às 16 horas, e o Palmeiras B, no dia 22 (quarta-feira), às 20h.