Em visita aos locais, prefeito determina realização de obras emergenciais de infraestrutura
14/02/2012 - 02h49
Na manhã dessa segunda-feira (13), o prefeito Marcelo Barbieri voltou a percorrer vários bairros de Araraquara para avaliar os danos materiais provocados pelo forte temporal que atingiu a cidade (principalmente a região Sul), entre o final da tarde e o início da noite de sábado, dia 11.
O prefeito já havia percorrido outros locais atingidos pela tempestade, como o Pronto Socorro Municipal, no bairro Melhado, cujos procedimentos de saúde tiveram que ser suspensos e feita a transferência do atendimento para a UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Xavier.
Acompanhado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Valter Rozatto, e por peritos da Prefeitura, Marcelo verificou, nessa segunda, os danos na travessia da Avenida Santos Dumont, no cruzamento com a Marginal Zero, no Água Branca, próximo ao Yolanda Ópice.
Naquele local, parte da travessia foi tragada pela forte enxurrada que sobrepôs ao leito do Córrego Água Branca, o que obrigou a Prefeitura a interditar o trânsito no local até que a situação comece a retomar a normalidade, após o início dos reparos.
O prefeito Marcelo determinou a recuperação do local em caráter emergencial. “A Secretaria de Obras está fazendo o levantamento dos custos para que possamos dar início aos serviços e liberar o trânsito”, afirmou o prefeito.
Alguns vizinhos do local disseram que nunca tinham visto antes tanta enxurrada, que danificou também os serviços de telefonia. “Em dez anos que moro aqui é a primeira vez que vejo um volume de água tão grande”, afirmou o motorista aposentado Irmo Montecino.
“A enxurrada foi tão forte que meu marido decidiu ajudar na sinalização da travessia e pedir a usuários que não usassem o trecho”, disse Rosalina Brust, proprietária de borracharia e lava-jato na via Santos Dumont, a poucos metros do local danificado.
Cairbar
Outro ponto bastante prejudicado pelo temporal foi visitado pela equipe do prefeito Marcelo, incluindo o secretário de Serviços Públicos Paulo Maranata. Trata-se do Hospital Cairbar Schutel em quem parte de um muro de tela foi derrubado pelas águas, que invadiram todas as suas dependências.
Segundo Marcelo, a Prefeitura vai auxiliar na limpeza e recuperação dos estragos na instituição filantrópica, que atende cerca de 300 pessoas por dia e possui 120 leitos, todos destinados a usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.
Além do Cairbar, a forte enxurrada invadiu também várias residências vizinhas, provocando danos materiais aos moradores.Foram registrados danos também em um trecho da Rua Mario Zampieri, próximo ao Parque Alvorada, também já recuperado por equipes da Prefeitura.
Também um trecho, já interditado, da Rua Imaculada Conceição, na ponte que liga os bairros Jardim Santa Lúcia e Jardim Tamoio, sofreu as consequências das chuvas. A força da correnteza destruiu parte da ponte e chegou a derrubar um muro lateral de um clube noturno, além de invadir uma oficina mecânica.
A enxurrada ainda danificou uma tubulação da empresa Cutrale, que já providencia os reparos. Assim que forem concluídos os trabalho, a Prefeitura realizará as obras finais para liberar o trecho da via de duas mãos de direção.