Prefeitura investe em estrutura e segurança para o Carnaval

15/02/2012 - 01h31

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart estão investindo forte para que o Carnaval para Todos 2012, a maior festa cultural da cidade, seja repleto de boas atrações, com segurança e conforto para a família araraquarense.
A infraestrutura para a festa abrange praticamente todos os setores da Prefeitura, com a participação de várias secretarias municipais, como: Obras, Serviços, Segurança, Agricultura, Desenvolvimento Econômico,  Governo, Trânsito, Saúde - entre outras. Cada uma delas cuida de diversos detalhes, como, por exemplo: ajustes elétricos e de iluminação, pintura, manutenção predial e decoração. 
Com uma programação diversificada e totalmente gratuita, o Carnaval Para Todos promete movimentar os sambistas e foliões da cidade. Entre as novidades desse ano estão as edições do Carnaval de Rua com Trio Elétrico e banda – que continua na Bento de Abreu – e ganha duas edições nos bairros: Jardim Paraíso e Selmi Dei Setor 3.
Além de toda a  infraestrutura e do repasse para as escolas de samba, os investimentos, de aproximadamente R$ 500 mil, incluem melhorias e incrementos em segurança e sonoridade para os dias de folia. Ao todo, cerca de 200 profissionais estão envolvidos na preparação da festa.   Segurança - Durante as festividades do Carnaval Para Todos 2012, a Prefeitura Municipal contará com uma força-tarefa composta de profissionais de diversas áreas, que definirá a segurança da população durante o evento. Serão mais de 250 profissionais envolvendo guardas municipais e seguranças privados nos quatro dias de folia.   A programação ainda conta com o apoio fundamental da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do SAMU e dos departamentos de Trânsito e Posturas da Prefeitura. 
A secretária de Cultura, Euzânia Andrade, explica  que a segurança no Carnaval  é fundamental para a organização do evento, e  que o prefeito Marcelo Barbieri solicitou uma atenção especial, no sentido de garantir a participação de todos com tranquilidade e paz.  
Suporte saúde - As unidades de suporte básico e avançado de saúde permanecerão nos locais das festividades durante todo o evento, sendo duas unidades de suporte básico de saúde, com profissionais para pronto atendimento e/ou remoção e transporte, nos desfiles e bailes carnavalescos do CEAR. 
O Carnaval na Bento terá uma unidade de suporte avançado que fará o acompanhamento de todo o trajeto, e outra que dará suporte no final do percurso.    Prevenção - A Vigilância Epidemiológica fará campanha no local, alertando para a prevenção da dengue, e a Secretaria de Saúde contará com um grupo performático que fará distribuição de preservativos e material informativo de prevenção.  Estrutura – A folia contará com banheiros químicos, arquibancadas, trio elétrico, palco, equipamentos de som, camarotes e tendas. 
A previsão é de que 43 banheiros químicos sejam distribuídos no Carnaval de Rua de Araraquara e no Cear. Já a arquibancada para os desfiles das escolas e blocos terá uma estrutura de 180 metros, além do guarda-corpo, peça que evita quedas e acidentes, e dois camarotes. "Nossa preocupação é a de garantir total segurança", comenta Euzânia.   Bailes - Vale destacar que, depois dos desfiles, nos dois dias (18 e 19), acontecem os bailes carnavalescos no pavilhão principal do CEAR, a partir das 23h59. 
É importante lembrar que nos bailes noturnos é proibida a entrada de menores de 12 anos. Os jovens com idade entre 12 a 14 anos podem entrar somente acompanhados pelos responsáveis. 
Acima de 14 anos a entrada é livre, sendo recomendado levar um documento para ser apresentado na entrada. 
O já tradicional “Carnaval de Rua” ou “Carnaval na Bento” com Trio Elétrico está garantido no dia 20 de fevereiro, com a concentração em frente ao Teatro Municipal, a partir das 18 horas. A recomendação etária é livre. O comando do Trio Elétrico fica por conta do Grupo Banana Split e Banda, com a vocalista Dayanna Gon (ex-vocalista do Axé Blond). 
A programação completa do Carnaval Para Todos 2012 pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara, no endereço: www.araraquara.sp.gov.br.