Edna Martins recebe liderança sindical italiana para debater cooperativismo

15/02/2012 - 01h40

A presidente do Conselho Municipal de Defesa da Mulher Edna Martins recebeu nesta segunda-feira (13) em Araraquara o italiano Franco Patrignani que é gerente organizativo do INAS Brasil (Istituto Nazionale Assistenza Sociale).  Na visita foi debatida a elaboração de evento durante o mês da mulher em março, onde devem ser abordados temas relacionados ao cooperativismo e a economia solidária.
No início da tarde Franco Patrignani foi recebido por Edna Martins na ONG Cedro Mulher onde puderam detalhar as atividades em torno do Dia Internacional da Mulher (8 de março), logo após foram recebidos pelo prefeito Marcelo Barbieri onde debateram as políticas públicas e a legislação municipal existentes voltadas a economia solidária em Araraquara.
“Neste mês de março teremos uma programação voltada ao debate da economia solidária e do empreendedorismo, as mulheres necessitam de alternativas que possam contribuir na conquista de sua autonomia financeira, assim nós do Conselho da Mulher estamos estabelecendo diálogo com diversas instituições que possam ser agentes de colaboração nesta tarefa”, declarou Edna Martins que é presidente do Conselho da Mulher.
Franco Patrignani explica que a INAS é uma central sindical que oferece serviços gratuitos de proteção ao trabalhador, atuando enquanto facilitadora na construção de uma relação positiva com o Estado. Patrignan em visita colaborou na avaliação das experiências de cooperativismo e associativismo do município, sendo ele um militante da temática da economia solidária com atuação em vários continentes.

Costuara

Atualmente o Conselho Municipal da Mulher vem apoiando iniciativa de mulheres costureiras que constituem processo de ampliação da Costuara. Após o lançamento de campanha em todo o Estado de São Paulo que prevê a substituição do uso das sacolas plásticas pelas reutilizáveis a presidente do Conselho da Mulher Edna Martins estabeleceu parceria junto a cooperativa de costura.
A parceria tem por objetivo oferecer uma alternativa de trabalho as mulheres, deste modo a produção da cooperativa visa abastecer principalmente a demanda de sacolas reutilizáveis. Além de ambientalmente sustentável a medida deve fortalecer o associativismo, a solidariedade e a produção de renda para o conjunto das mulheres participantes do projeto.