Localizada em Américo Brasiliense, entidade ensina crianças e jovens a reciclar papel

16/02/2012 - 01h19

Produtos como embalagens, fichas de papel, blocos de anotações, cadernos, cartões de visita, agendas ecológicas e até convites de casamento transformam-se em arte nas mãos dos estudantes atendidos pelo Instituto Sócio Ambiental Eco Recicla, de Américo Brasiliense. A ONG sem fins lucrativos foi idealizada por Eliana Vilela, ex-aluna do curso de Biologia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara.
Desde o período de sua graduação, Eliana já atuava no projeto de reciclagem de papel desenvolvido pelo curso de Biologia da Uniara e continuou com o projeto em sua especialização, focada em Educação Ambiental e Recursos Hídricos, pela USP. Agora, os estudantes do curso irão desenvolver os estágios de licenciatura junto à entidade.
“A Educação Ambiental é um processo a longo prazo. E dentro da sala de aula não há tempo hábil, os professores não conseguem aprofundar a discussão sobre esse tema. Por isso, nosso objetivo é dar suporte para que os docentes de Ciências e Biologia tenham subsídios para abordar o assunto, além de trabalhar a conscientização ambiental com as crianças, suas famílias e com a comunidade como um todo”, afirma a bióloga. 
Ela explica que, atualmente, a ONG atende cerca de 40 crianças da Escola Municipal Virgílio Gomes em atividades que acontecem em horário contrário ao período de aulas. A instituição desenvolve oficinas de reciclagem de papel e de produção de artesanato com materiais diversos, além de oferecer aulas de inglês e acompanhamento com psicólogo, que ajudam a trabalhar os conceitos de conscientização ambiental, convivência social e saúde física e mental, entre outras atividades.
Inaugurada em 27 de agosto de 2011, a ONG está se organizando e ainda não possui uma infraestrutura para produção industrial de papel reciclado. Por isso, Eliana busca parcerias que ajudem a implementar os equipamentos e também a  ampliar sua área de atuação.
A bióloga conta que a entidade está negociando bolsas de estudo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, para que os jovens acima de 15 anos estudem “Organização e Negócios” e atuem como Menor Aprendiz na entidade.
O projeto é aberto à população e neste ano oferece 100 vagas para crianças a partir dos nove anos. Mais informações podem ser obtidas no site www.isaer.com.br (desenvolvido em parceria com a Stain Solutions) ou pelos telefones (16) 9769-3091 e 3392-6616.