Estudante araraquarense participa de concurso de língua chinesa e concorre a uma viagem para China

29/04/2011 - 04h55

No sábado, dia 30 de abril, a partir das 10h, o Instituto Confúcio na Unesp realizará em sua sede, à Praça da Sé, 108, 4º andar, Centro, em São Paulo, a seleção preliminar dos brasileiros que vão participar da 10ª edição do Chinese Bridge, concurso de proficiência na língua chinesa que terá pela segunda vez a participação do Brasil. 
Dos catorze inscritos serão selecionados os três melhores colocados, que ganharão uma viagem para a China, com todas as despesas de passagens e hospedagens pagas, para participar da edição final do concurso, que vai ocorrer em julho de 2011 em Beijing. 
Esta edição conta com a participação do estudante araraquarense, Caio Augusto Gibertoni, de 26 anos, que está no último ano do curso de administração pública da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara. 
As provas, tanto na avaliação preliminar no Brasil como no concurso final na China, são compostas dos seguintes temas: competências linguísticas e de alfabetização em língua chinesa; conhecimento das condições atuais da China; cultura chinesa; e habilidades de aprendizagem.
Os interessados devem ter até 30 anos de idade, não podem ser de nacionalidade chinesa e não podem ter tido formação educacional regular (colégios ou universidades) em nenhuma instituição de ensino na China. Esse critério se aplica também para cursos livres e de idiomas.
A edição anterior contou com a participação de oito inscritos, e os quatro melhores colocados ganharam uma viagem para a China, também com todas as despesas de passagens e hospedagens pagas, para participar da edição final do concurso, que ocorreu em julho de 2010 em Beijing. 
Os selecionados foram: Ricardo Nogueira de Alcântara Pessoa (formado em Relações Internacionais – Brasília, DF); Maysa Aparecida Pereira dos Reis (formada em Administração de Empresas – Brasília, DF); Tomaz Mefano Fares (formado em Relações Internacionais – Rio de Janeiro, RJ); e Mariana Helena da Silva Gaspari (formada em Relações Internacionais – Jundiaí, SP).
O Chinese Bridge é realizado desde 2001 pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira (Hanban) e tem por objetivo testar a proficiência de jovens estrangeiros na língua chinesa, dando como incentivo bolsas de estudos em importantes instituições acadêmicas na China.

Instituto Confúcio na Unesp - www.institutoconfúcio.unesp.br
Presente em 96 países, o Instituto Confúcio chega a São Paulo como resultado de um convênio entre a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e o governo da República Popular da China, em parceria com a Universidade de Hubei. A missão do Instituto Confúcio na Unesp é ensinar a língua chinesa, divulgar a cultura e a história da China e fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China.Site oficial do concurso: www.chinese bridge.org