Serasa recomenda cuidado redobrado com perda de documento durante o Carnaval

Chance de golpes é maior em véspera e durante o feriado; cadastrar a ocorrência no serviço gratuito da Serasa Experian ajuda a proteger contra o uso

16/02/2012 - 01h25

O Carnaval está chegando e feriado é sempre uma ótima oportunidade para o consumidor viajar, passear com a família e até mesmo fazer compras. É em períodos como esse que as pessoas ficam mais sujeitas a terem seus dados extraviados. Segundo levantamentos da Serasa Experian, o risco de ser vítima de fraude é 120% maior para quem tem um de seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados.
Desde 2007, a Serasa Experian mantém gratuitamente à disposição do consumidor o Serviço de Documentos Roubados. Quem for vítima de roubo ou perder seus documentos, além de fazer o Boletim de Ocorrência, pode registrar um alerta na Serasa Experian, cadastrando de maneira prática e segura as informações de cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor.
Para fazer o cadastramento no serviço da Serasa Experian durante o Carnaval basta acessar o link www.serasaexperian.com.br/servicosaoconsumidor/cadastrar_documentos.htm ou ligar para a Central de Atendimento ao Consumidor no número (11) 3373 7272, que funcionará todos os dias do feriado, das 8h às 21h. Se alguém já teve os dados extraviados e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.
Após a realização do cadastro, a informação é disponibilizada provisoriamente por um período de dez dias. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Essas medidas podem evitar que seus documentos sejam usados em golpes futuros.
A partir da inclusão dos dados, de imediato as informações ficam disponíveis em todo o território brasileiro e só deixam o banco de dados da Serasa Experian após o pedido do consumidor. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o boletim de ocorrência e sustar os cheques.

Comerciante também precisa ficar atento

Assim como o consumidor, o comércio em geral também pode ser vítima de fraude no momento em que finaliza uma venda para um golpista, que prefere principalmente as micro e pequenas empresas para aplicar golpes em períodos como esses. De acordo com estudos da Serasa Experian, as chances de fraudes aumentam 25% nas vésperas e durantes os feriados.
Para auxiliar o comerciante, a Serasa Experian mantém o serviço Alerta de Identidade. Por meio dele, o lojista informa o CPF do cliente e a Serasa Experian fornece uma nota de risco para essa transação. Ao fazer uma consulta ao serviço, o lojista evita a utilização indevida de dados e protege a identidade do titular legítimo dos documentos apresentados, garantindo que aquela transação tenha realmente sido requerida e autorizada pelo consumidor. E, mais importante para seu negócio, evita um prejuízo certo.
Para que o empresário se proteja contra as fraudes, é importante que ele fique atento a algumas dicas, como pedir dois documentos originais e verificar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras; confirmar a relação de endereço e telefone e analisar atenciosamente o comprovante de residência com o nome constante nos documentos. Se ainda assim não estiver seguro, o ideal é pedir que uma parte do pagamento seja feita à vista, ou até decidir pela venda somente à vista.