Barbieri destaca humanização da Saúde no lançamento da Campanha da Fraternidade

16/02/2012 - 01h35

O prefeito Marcelo Barbieri participou, na noite de terça-feira (14), no Externato Santa Terezinha, em Araraquara, da solenidade de lançamento da Campanha da Fraternidade 2012, promovida pela CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, cujo tema este ano é ‘Saúde Pública’.
De acordo com parte do texto-base da CNBB, a Igreja Católica objetiva, com a campanha, promover uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, “suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde".
O prefeito foi recebido pela coordenadora regional da Campanha, Antonia de Fátima Bertholo, e pelo coordenador diocesano da Campanha, padre Wallace Tomazini.
Segundo Marcelo, como responsável pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, por isso, tendo a incumbência deste serviço público na cidade, a Prefeitura tem obrigação de buscar sempre o melhor atendimento à população.
“Por isso que, além das unidades de saúde já existentes, estamos construindo outras cinco unidades básicas e expandindo o Programa Saúde da Família. Além de melhor a estrutura, nosso foco é a humanização do atendimento, para que a população sinta-se acolhida pelo serviço público”, afirmou.
O prefeito destacou a UPA 24 horas da Vila Xavier, a construção da UPA Central e das Salas de Estabilização (nos birros Vale do Sol e Selmi Dei), além da reabertura da Gota de Leite, em março, e do contrato com a Santa Casa e Casa Cairbar Schutel, como outros fatores importantes para a melhoria do atendimento na cidade.

Articulação

Marcelo também realçou a importância da articulação entre Poder Público e instituições que auxiliam no atendimento de saúde à população. “Neste sentido, a Campanha da Fraternidade da CNBB pode ajudar muito, porque é fundamental essa relação para melhorar também o acolhimento humanitário dos doentes, pelos profissionais da saúde. Por isso, eu só tenho a agradecer a Igreja por abordar este tema tão importante”, acrescentou o prefeito Marcelo.
Há quase meio século, a Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada para despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em geral em relação a um problema concreto que busque os caminhos para a solução.