Campanha contra câncer bucal tem ‘Dia D’ neste sábado

Segundo a Prefeitura, campanha visa aumentar conscientização sobre os riscos da doença

29/04/2011 - 04h59

Acontece no sábado (30), na rede municipal de Saúde, o ‘Dia D’ da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal para idosos a partir dos 60 anos. A campanha teve início na segunda-feira (25) e vai até o dia 13 de maio próximo. 
A Gerência de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde informa que a campanha ocorrerá nas unidades de saúde do município no mesmo período da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que também realiza o ‘Dia D’ neste sábado.  
Durante a campanha, um cirurgião dentista fará exame bucal preventivo gratuito e dará orientações sobre o tema. O câncer bucal afeta lábios e o interior da cavidade oral.
O exame, que não causa dores, consta de observação da gengiva, mucosa jugal (bochecha), palato duro (céu da boca), língua, principalmente as bordas, assoalho, ou região embaixo da língua, e amígdalas. Quando realizado no estágio inicial, o câncer de boca pode ser curável.
Segundo a gerente de Saúde Bucal (da Secretaria Municipal da Saúde), Ana Lígia Rozato Foschini, o objetivo da campanha é aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, ou de lesões potencialmente malignas, e valorizar a importância da prevenção e o auto-exame.

Riscos
Os principais fatores de risco para o câncer bucal são a ingestão crônica de bebidas alcoólicas e o uso de tabaco, e exposição prolongada à radiação solar. Quando fumo e álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença aumenta em cem vezes.
Nos casos de câncer de lábio, a exposição solar é o principal fator, seguido do fumo. Para prevenir o câncer de boca deve-se evitar o fumo, bebida alcoólica em excesso e proteger os lábios contra os raios solares, usando protetor labial com filtro solar. Além disso, é necessário alimentar-se de maneira saudável, com verduras, frutas e legumes, e realizar o auto-exame da boca todo mês.

Sintomas
Qualquer alteração que ocorrer na boca como feridas que não cicatrizam num período de até 15 dias e não apresentem dor, manchas brancas, vermelhas ou pardas, aumento de volume como “caroços, carnes crescidas e/ou bolinhas” deve-se procurar o cirurgião-dentista para esclarecimento.
As pessoas que apresentarem problemas bucais diagnosticados durante a campanha serão agendadas para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município para tratamento.

Números
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que no ano passado foram registrados 14.120 novos casos de câncer bucal no Brasil – em 10.330 homens e 3.790 mulheres. Já em 2008, foram computadas 6.214 mortes pela doença, sendo 4.898 homens e 1.316 mulheres.