Araraquara terá mais 816 moradias populares

Construção das novas unidades foi garantida pelo Governo do Estado durante audiência com o prefeito Marcelo e com o deputado Massafera

16/02/2012 - 01h46

Na tarde dessa quarta-feira (15), o prefeito Marcelo Barbieri e o deputado estadual Roberto Massafera se reuniram, em São Paulo, com o secretário de Estado da Habitação, Silvio França Torres, que garantiu para Araraquara a construção de mais 816 moradias por meio do Programa Estadual Casa Paulista.
Serão construídos na cidade três condomínios fechados de casas com portaria e infraestrutura completa, na região do Jardim Del Rey. Os empreendimentos irão contemplar a população de baixa renda, com ganho de 0 a 3 salários mínimos.
“Estamos expandindo nossos convênios, captando recursos federais e estaduais. Nossa preocupação é com a população de baixa renda, e é para ela que estamos trabalhando prioritariamente”, afirmou o prefeito, agradecendo o apoio do Governador Geraldo Alckmin e do deputado Massafera.
O programa Casa Paulista - Agência Paulista de Habitação Social visa ampliar a participação da iniciativa privada e agentes públicos na produção de imóveis para população de baixa renda.
No caso de Araraquara, os projetos dos Condomínios Residenciais Vida Nova I, II e III foram elaborados pela iniciativa privada e aprovados pela Prefeitura, que, como agente público, pleiteou a inclusão dos empreendimentos no programa Casa Paulista, que por sua vez, busca recursos no programa federal Minha Casa Minha Vida.
Para o deputado Roberto Massafera, as novas unidades habitacionais são uma conquista de Araraquara, com o apoio direto do Governador Geraldo Alckmin. 

Habitação

No final de 2011, a Prefeitura assinou com a Caixa Econômica Federal o convênio para a construção de mais 1.361 moradias no Adalberto Roxo, também por meio do Minha Casa Minha Vida.
Só no ano passado, por meio com incentivo do programa federal, foram entregues pelo prefeito Marcelo Barbieri para a população de baixa renda 498 casas no Jardim São Rafael e outros 256 apartamento no Jardim Iguatemi.
Também já foram entregues pela Prefeitura, desde 2009, 374 casas por meio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) no bairro Altos de Pinheiros, 63 unidades do mutirão do Jardim das Hortênsias e Arco-Íris, além do conjunto habitacional Recanto Feliz, voltado à terceira idade (33 residências). Mais 20 casas estão em construção no Cecap dentro do projeto Vila Dignidade, que contemplará idosos da cidade.
Serão construídas, ainda, 562 casas perto do 5º Distrito Industrial (a análise do projeto já está em fase final na Caixa), além de mais 73 residências na região dos bairros Adalberto Roxo e Hortênsias por meio do PAC 1.