Cultura tem público estimado de 580 mil pessoas em 2011

17/02/2012 - 02h34

A Secretaria Municipal da Cultura divulgou o público estimado em seus eventos, espaços culturais, programas e ações educativas, no ano de 2011. O número registrado chega a 579.171 mil pessoas – o que confere um reconhecimento a Secretaria de uma programação consolidada e reconhecida não só na cidade, mas também na região e no Estado.
“Promover a cultura é fortalecer o desenvolvimento de todo um povo. A Secretaria da Cultura e a Fundart trabalham para que as artes estejam nas ruas, chegando, desse modo, a todos os cantos da cidade. E os números mostram que este trabalho de expansão e fortalecimento cultural está sendo bem sucedido em Araraquara”, avaliou o prefeito Marcelo Barbieri.
Euzânia Andrade, secretária da Cultura e presidente interina da Fundart, entende que a cultura no município tem desenvolvido ações que conferem um diálogo com todos os segmentos artísticos, assim como um compromisso com o fomento para as produções locais. De acordo com a secretária, a política cultural para a cidade é desenvolvida através de um planejamento articulado com vários segmentos do governo, formando um conjunto de ações pautado pela diversidade cultural e, atingindo assim, um público cada vez maior.

Show Sertanejo
“A cultura, como entendimento democrático, deve contemplar as questões relativas aos contextos sociais, políticos e artísticos. Assim, o programa que sustenta as diretrizes da Secretaria da Cultura e Fundart, se fundamenta nos compromissos: com a formação através das ações educativas, com ampliação do acesso aos bens culturais, com incentivo a produção artística e com a valorização da memória e do patrimônio”, explica Euzânia.   
Ações Educativas – A formação artística oferecida pelo município soma 2.987 alunos. O programa Oficinas Culturais Municipais, que possibilita a inclusão cultural e social nas diferentes áreas artísticas, foi mais uma vez ampliado e atendeu, em 170 turmas, 2.400 alunos matriculados.
Um marco das ações educativas em 2011 foi a consolidação do Centro de Artes e Oficios Judith Lauand com a implantação do cursos técnicos profissionalizantes (Arte Dramática, Estilismo e Coordenação de Moda, e Design de Interiores).  Em 2011 foi ampliado o Núcleo de Formação da Casa da Cultura que, através de edital, ofereceu o espaço para o artista desenvolver seus projetos de formação, e também possibilitou a participação de um maior número de alunos nas diferentes faixas etárias nos diversos cursos oferecidos. Foi renovada a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura para o desenvolvimento do Projeto Guri que mais uma vez registrou o interesse de várias crianças e jovens pela formação musical em violino, violoncelo, contra baixo - entre outros. 
Eleição da Corte
Foi implantado em 2011 o Programa Mais Arte na Escola que levou a todas as unidades da Educação Infantil (CER) apresentações artísticas produzidas pelos artistas da cidade. O Programa realizado em parceria com a Secretaria da Educação também viabilizou que os espaços culturais da cidade recebessem as crianças com uma programação especial e uma monitoria de atores caracterizados como personagens lúdicos. Dessa forma, estimulou-se a formação de novos públicos e o incentivo do hábito do fruir artístico desde as primeiras idades.
Espaços culturais – O público visitante estimado para os espaços culturais foi de 286.678 usuários. A Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade foi o espaço com mais visitas: 83.856 pessoas, seguida pela Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, com 60.793 visitantes, e pelo Teatro Municipal, com 53.056 usuários.
Também compreendem os espaços culturais: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, Arquivo Público Municipal, Biblioteca Pública Infantil Monteiro Lobato, Museu Histórico Voluntários da Pátria, Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira, Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAPA), Museu Ferroviário Francisco Aureliano Araújo, e Museu do Futebol e dos Esportes.
As atrações com maior participação do público foram: a Virada Cultural (92 mil pessoas), Carnaval Para Todos (37 mil), Show de Aniversário da Cidade (30 mil), Semana Luiz Antônio (15.800), Show Aéreo da Esquadrilha da Fumaça (15 mil), Desfile Cívico de Aniversário da Cidade (14 mil).
O número total também é referente aos seguintes programas: Araraquara Rock, Autos de Natal,  Choro das Águas, Circulando Ópera, Cultura no Samba, Dia do Violeiro, Encontro Regional de Hip Hop, Férias é pra brincar, Festa do Trabalhador, Festival de Dança, Mais Arte na Escola (Cultura vai a Escola), Mais Arte na Escola (Escola vai ao Teatro), Movimento Violão, “Nossa Música, Nossa Gente”, Orquestras Sinfônicas, Pocket Show, Recital das 10, Sarau na Praça, Semana do Sapateado, Seresta Para Todos, Show – Na Estrada do Rock in Concert, Talentos Nos Bairros, Território da Arte, além do apoio às Festas Tradicionais nos Bairros de Araraquara.
2012 - Para este ano, a Secretaria Municipal da Cultura continua a expansão de seus projetos e ações, levando cultura, arte e entretenimento para os bairros. E a proposta já foi iniciada com a programação do Carnaval para Todos 2012, que leva ao Jardim Paraíso e Selmi Dei o "Carnaval de Rua", com Trio Elétrico e banda.
Vale lembrar que nesse domingo, dia 12, no Parque Pinheirinho, será realizado o “Carnaval de Praia”, a partir das 14 horas. O já tradicional “Carnaval de Rua” ou “Carnaval na Bento” com Trio Elétrico está garantido no dia 20 de fevereiro, com a concentração em frente ao Teatro Municipal, a partir das 18 horas. O comando do "Trio" fica por conta do Grupo Banana Split e Banda, com a vocalista Dayanna Gon (ex-vocalista do Axé Blond).
A programação completa do Carnaval Para Todos 2012 está disponível no site da Prefeitura, no endereço:www. araraquara.sp.gov.br .