Prefeito anuncia R$ 1 milhão para áreas atingidas por temporal

Confirmação foi feita pelo governador Geraldo Alckmin em telefonema ao prefeito Marcelo Barbieri

18/02/2012 - 04h55

O Governo do Estado anunciou a liberação de uma verba de R$ 1 milhão que será investida em obras de infraestrutura para recuperar os estragos provocados pelas fortes chuvas, que atingiram a cidade no sábado, dia 11.

A confirmação foi feita pelo próprio governador Geraldo Alckmin, que no final da manhã de quinta-feira (17) telefonou ao prefeito Marcelo Barbieri. “O governador Alckmin ligou pessoalmente para informar que autorizou a liberação dos recursos por meio da Casa Militar. Com isso, vamos poder recuperar a Avenida Santos Dumont, que foi o principal local atingido pelas chuvas”, afirmou o prefeito.

De acordo com o Marcelo, uma equipe da Defesa Civil já está se dirigindo à cidade para fazer a vistoria no local, e a Secretaria Municipal de Obras Públicas vai entregar o projeto de recuperação da via, que permanece interditada.

“Esse local está oferecendo risco para a população. Por isso, solicitamos a liberação dos recursos em caráter emergencial. O governador, como sempre, foi sensível aos problemas de Araraquara, graças ao apoio dos deputados Roberto Massafera e Dimas Ramalho”, salientou o prefeito.

A Avenida Santos Dumont, no cruzamento com a Marginal Zero, no Água Branca, próximo ao Yolanda Ópice, foi a que mais sofreu com o temporal. Parte da travessia foi tragada pela forte enxurrada que sobrepôs ao leito do Córrego Água Branca, o que obrigou a Prefeitura a interditar o trânsito até que a situação comece a retomar a normalidade, após o início dos reparos.

Segundo o prefeito, no local é necessária uma grande obra de infraestrutura. O trecho da rua que foi danificado precisará ser retirado e será construído um novo sistema de passagem das águas sob a avenida. A Prefeitura vai encaminhar toda a documentação para que as obras possam ter início.


Relatos

Alguns vizinhos do local disseram que nunca tinham visto antes tanta enxurrada, que danificou também os serviços de telefonia. “Em dez anos que moro aqui é a primeira vez que vejo um volume de água tão grande”, afirmou o motorista aposentado Irmo Montecino.


“A enxurrada foi tão forte que meu marido decidiu ajudar na sinalização da travessia e pedir a usuários que não usassem o trecho”, disse Rosalina Brust, proprietária de borracharia e lava-jato na via Santos Dumont, a poucos metros do local danificado.