Começam nesta sexta-feira as comemorações do Dia Internacional da Dança

Com programação diversificada, EMD Iracema Nogueira espera mais de mil pessoas entre profissionais e apaixonados por dança para os dois dias de festa

Fotógrafo: João Pires/LBF
29/04/2011 - 05h10

Tem início nesta sexta-feira (29) uma vasta programação direcionada aos apaixonados pela arte da dança em Araraquara. 
As atrações, compostas por espetáculos de Companhias tradicionais, apresentações em palco aberto, baile e o projeto Leituras da Dança, são partes da edição deste ano para as comemorações do Dia Internacional da Dança (ver programação abaixo). 
O objetivo, segundo o professor da EMD e integrante da equipe organizadora do evento, Carlos Fonseca, é o envolvimento dos diversos segmentos da dança na cidade para apresentar o tema “na sua amplitude, diversidade e importância enquanto arte, comunicação e integração social”, disse. A programação começa com a apresentação do “Leituras da Dança”, com a professora Dra. Isabel Marques escritora do livro “Linguagem da dança: arte e ensino”. Para esta atração, a EMD contabilizou 200 inscritos e ainda está recebendo os cadastros de interessados. 
Para a gestora da EMD, Vivian Ibelli Tavares, o projeto contribuirá para o enriquecimento educacional e artístico do evento, “além da multiplicação e aprofundamento de conhecimentos apresentados no livro de Isabel”. 
“Será um bate-papo onde abordaremos as diversas possibilidades que a dança oferece em contexto educacional: leituras da arte, das relações humanas e do mundo em que vivemos”, conta Vivian. “Vamos aproveitar este momento para descobertas, troca de experiências, reflexões e interatividade entre todos os apaixonados por esta arte”. 
Para o palco aberto, que será realizado no SESC a partir das 15h30 do sábado, serão 21 participações. “Tivemos uma grande procura por parte de companhias e grupos de dança interessados em compor a programação. Estamos otimistas quanto ao evento e na expectativa de um dos melhores momentos da dança em Araraquara”, falou a gestora.
“Nossa finalidade é uma transformação das subjetividades frente à responsabilidade política e social da qual somos todos participantes, despertando o sentido de coletividade”, acrescenta Vivian.
Para a tradicional Festa do “Cinco, seis, sete e oito”, ainda há convites. Basta procurar a Secretaria Municipal da Cultura ou Casa da Cultura e retirar o ingresso. Vale lembrar que menores de 14 anos deverão estar acompanhados pelo responsável. 
Encerrando a programação, a Caleidos Cia. de Dança promete envolver os convidados com o espetáculo “Coreológicas-Ludus”, no teatro do SESC, às 18h. toda a programação PE gratuita.
Dia internacional da dança
Desde 1982 o dia 29 de abril é a data definida pelo Conselho Internacional de Dança (CID) – uma organização interna da UNESCO, para comemorar o Dia Internacional da Dança homenageando o criador do Balé Moderno, Jean-Georges Noverre (1727-1810), na sua data de nascimento.
Em Araraquara, este evento é comemorado desde 2009 sob a organização da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, órgão da Prefeitura de Araraquara, mantido por meio da Secretaria Municipal da Educação no Programa de Educação Complementar. 

Programação 

Dia 29 - sexta-feira Projeto Leituras da Dança – Profª Dra. Isabel Marques (SP)Local: Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”Avenida Vicente Jerônimo Freire,12 Vila XavierPROGRAMAÇÃO PARA INSCRITOS:Manhã- das 7h às 8h – “Arte e Ensino” - Intervalo- das 9h às 10h30 – “O amante e o crítico de arte”Tarde- das 13h30 às 15h30 - Conhecendo a proposta metodológica da “Dança no Contexto”- Intervalo- das 16h às 17h - Discutindo a relação arte/ensino/sociedade

Dia 29 – sexta-feiraFesta do cinco, seis, sete e oito Local: Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva Rua São Bento, 794 CentroHorário: 21hObrigatório uso de figurino e adereços. Menores de 14 anos acompanhados por responsável.Retirada de convites (2 por pessoa) na Secretaria Municipal da Cultura e na Casa da Cultura, a partir do dia 25 de abril. Convites limitados. 

Dia 30 - sábadoProjeto Palco AbertoLocal: SESC Araraquara Horário: 15h30 (concentração dos participantes às15h30)Rua Castro Alves, 1315 Quitandinha