Boi questiona segurança com retirada de portas giratórias de bancos

O vereador deve se reunir com gerentes das agências para discutir projeto

28/02/2012 - 01h59

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Aluisio Braz – Boi (PMDB), deve colocar para votação em plenário projeto que obriga as agências bancárias do município a manter portas giratórias e detector de metais na porta de entrada como forma de manter a segurança dos clientes.
O vereador deve se reunir com gerentes e responsáveis por agencias bancárias de Araraquara para discutir o projeto antes da votação. “Quero buscar soluções, o que não podemos admitir é que os equipamentos sejam retirados sem que haja uma explicação de como será feita a segurança dos clientes”, afirma.
Para o parlamentar, com a retirada das portas giratórias, a segurança da população pode ser abalada. “Temos que estudar iniciativas que protejam a população e não simplesmente coloquem os clientes em risco. Infelizmente, assaltos em bancos ocorrem com frequência. O que vai virar sem estas portas com detectores de metal?”, questiona.
A discussão começou, quando o Banco Itaú anunciou a retirada das portas em todas as agências do grupo. A determinação segue orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que afirma que as portas giratórias não são obrigatórias pela legislação federal, exceto para cidades nas quais a mudança é proibida por lei.